Arquivos

Categorias

Furacão vence o União Beltrão na estréia do Campeonato Paranaense 2020

Não foi uma atuação brilhante. Mas o Athletico conseguiu passar na primeira etapa do ‘vestibular’ que é o Campeonato Paranaense. Jogando no estádio Anilado no final da tarde deste sábado (18 de janeiro), num dia de calor intenso em Francisco Beltrão, a jovem equipe do Furacão conseguiu vencer por 3 a 1 o União Beltrão. Pedrinho abriu o marcador para os visitantes ainda no primeiro tempo, enquanto Léo Bartholo empatou a partida na etapa final, num verdadeiro frango do goleiro Anderson. O jovem atacante atleticano, porém, voltou a brilhar e recolocou o Furacão em vantagem, enquanto Kleyton, já no fim da partida, sacramentou a vitória num grande lance individual. Informações Bem Paraná.

Com o triunfo, o rubro-negro larga com o pé direito no Estadual, competição na qual está em busca do tricampeonato, agora sob o comando do técnico Eduardo Barros, de 34 anos, que dirigiu o Athletico nas últimas partidas do Brasileirão de 2019.

Já o União Beltrão, se não soma pontos, ao menos dá alguma esperança ao seu torcedor de que vá ter forças para competir pela manutenção na elite. O clube retorna à primeira divisão do Campeonato Paranaense em 2020, após ser rebaixado na competição em 2018. No ano passado, garantiu o acesso ao ficar com o vice-campeonato da Divisão de Acesso – perdeu a final contra o PSTC.

Escalação

Sem contar com uma série de jogadores registrados para defender o Athletico no Campeonato Paranaense, mas que estão servindo ao time principal, comandado por Dorival Júnior, o técnico Eduardo Barros montou um time repleto de caras novas. Dos 11 jogadores que começaram a partida, sete faziam sua estreia pelo profissional do rubro-negro. A média de idade dos atletas relacionados é de 19 anos, sendo que o atleta mais experiente é o volante Leo Gomes, de 22 anos.

O time deve ganhar um pouco mais de experiência nas próximas semanas, quando os goleiros Bento e Gabriel; o lateral-direito Khellven, os zagueiros Lucas Halter e Zé Ivaldo; o volante Erick; e os atacantes Breno Lopes, Bissoli e Vitinho, que estão com o time principal na Argentina, retornam ao Brasil e podem ficar à disposição do time de aspirantes.

O Jogo

O Athletico começou a partida jogando num 4-4-22, com Pedrinho e Boselli o ataque. No meio de campo, Denner pela direita E Jáderson pela esquerda, enquanto Léo Gomes (capitão do time) e Christian ficavam mais centralizados.

Após um início de confronto equilibrado, o gol do atacante Pedrinho acabou saindo logo aos 12 minutos, num erro de passe de Samuca quando o time mandante tentava sair jogando desde a defesa. O próprio Pedrinho tentou um primeiro chute, a bola desviou na defesa e ficou com Boselli, que finalizou mais uma vez. Depois de outro desvio na zaga, o camisa 9 do Athletico apareceu em boa posição dentro da área e empurrou para o fundo da rede.

Por conta do forte calor em Francisco Beltrão, a partida foi paralisada aos 25 minutos, para que os jogadores pudessem se hidratar. No retorno, os dois times criaram boas chances de gol, mas o placar permanecer inalterado.

Na volta do intervalo, a primeira substituição no União, com Jaba, 38 anos de idade e ex-Coritiba, deixando o campo para a entrada de Douglas. O time mandante também mudou a postura, adiantando mais a marcação para buscar o empate. E ele saiu num verdadeiro frango do goleiro Anderson, aos 9 minutos: após um chute forte de Léo Bartholo, de fora da área, o arqueiro tentou segurar com as duas mãos, mas acabou espanando a bola e levou um peru.

A segunda mudança no time do União veio aos 13-2º, com Marcelo Régis na vaga de Dalmo. Já no Furacão, a primeira alteração aconteceu aos 17-2º, com Elias Carioca no lugar de Boselli.

A virada veio aos 30 minutos, em mais um lance de oportunismo do camisa 9 Pedrinho, que aproveitou o erro de Léo Bartholo e a sobra de bola dentro da área para colocar o Furacão novamente em vantagem.

Aos 35 minutos, Kleiton substituiu Denner. E em seguida Danilo Boza mandou uma bola na trave do goleiro Marcos Paulo.

Ainda tinha mais emoção. Aos 38 minutos, Douglas fez uma grande jogada individual e teve uma oportunidade incrível para empatar. Ele chegou a ficar cara a cara com o goleiro Anderson, mas não chutou, ficou firulando com a bola e acabou desarmado. E quem não faz, toma.

Aos 41, foi vez de Kleiton mostrar habilidade, deixar um marcador no chão e fechar o resultado: 3 a 1 para o jovem time do Athletico, que nos acréscimo ainda fez sua últlima substituição, com Abner Vinicius deixando o campo para a entrada de Reinaldo.

UNIÃO BELTRÃO 1 x 3 ATHLETICO

União Beltrão: Marcos Paulo; Júlio, Samuel, Casimiro e Cleiton; Rafael Paulista, Léo Bartholo e Sato; Jaba (Douglas), Luan e Marcelo Régis (Dalmo). Técnico: Raphael Bahia
Athletico: Anderson; Léo Simas, Walber, Danilo Boza e Abner Vinícius (Reinaldo); Denner (Kleiton), Léo Gomes, Christian e Jáderson; Boselli (Elias Carioca) e Pedrinho. Técnico: Eduardo Barros
Gols: Pedrinho (12-1º e 30-2º), Léo Bartholo (9-2º) e Kleiton (41-2º)
Cartões amarelos: Luan, Casimiro (U); Léo Simas, Abner Vinícius, Anderson (A)
Árbitro: Felipe Gomes da Silv
Público: 2.801 pagantes (2.918 total)
Renda: R$ 65.940,00
Local: Estádio Anilado, em Francisco Beltrão, sábado, às 17 horas