O presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, destacou a importância da preparação dos quadros peemedebistas durante a solenidade de lançamento da coleção Pensamento Político Brasileiro, que reúne as produções de 15 nomes que contribuíram para a evolução do cenário político. O evento realizado no Salão Nobre, da Câmara dos Deputados, em Brasília, contou com a participação de lideranças políticas do PMDB e de outras legendas.
No início da cerimônia foi apresentado um vídeo no qual são detalhadas as principais atividades desenvolvidas pela Fundação, que incluem cursos de formação, Revista Ulysses e os livros de pensamento político.
De acordo com Padilha, os quinze pensadores políticos brasileiros selecionados para esta coletânea deve servir como uma forma de mobilizar a base do partido. “Precisamos despertar o interesse da nossa militância para a história e para a política. Não existe vida em sociedade sem intermediação política. Esta coletânea é mais um passo para cumprir a missão da Fundação Ulysses Guimaraes de difundir o conhecimento”, afirmou.
O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), elogiou o trabalho desenvolvido pelo presidente Eliseu Padilha à frente da Fundação e fez um apelo para que a legenda saia em defesa de novas bandeiras políticas. “Os peemedebistas precisam ir para as ruas, cobrar as ações, os investimentos para algumas das áreas apontadas pela sociedade como essenciais, atualmente, que são saúde, segurança pública e educação. Nossa base deve se manter viva e buscar novas conquistas”, disse.
Raupp lembrou que no dia 15 do próximo mês, o PMDB realizará um encontro nacional para debater o futuro da legenda. “Em setembro, faremos a maior reunião já realizada pelo partido. Irão comparecer prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, além de senadores e governadores. Nossa agremiação tem mais de 12 mil autoridades com mandato neste país”, declarou.
A 1ª vice-presidente do PMDB Mulher, Regina Perondi elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo presidente Padilha frente à Fundação. “Hoje, a Fundação Ulysses Guimarães tem exercido o papel para o qual ela foi criada. Visando a cultura, a qualificação dos quadros partidários e da sociedade brasileira”, comentou.
Regina também falou da importância da coordenadora nacional de Cursos EAD/PMDB , Elisiane Silva, que tem feito um trabalho extraordinário nos estados.“É uma batalhadora. Ela tem uma percepção da realidade. Uma percepção política muito aguçada”, elogiou.
“O nosso presidente Valdir Raupp está demonstrando ser o presidente que o PMDB sempre sonhou. Ele nos ouve, conversa. E, agora está planejando esse evento do dia 15 de setembro. As mulheres estarão presentes com toda a força”, lembrou Regina.
Eliseu Padilha encerrou o evento agradecendo o apoio de todos os presentes ao trabalho da Fundação, em especial a do presidente Raupp, que está cumprindo o seu papel de “estar onde o povo está”. “Precisamos, sim, contar sempre com o apoio de vocês. Costumamos dizer que no Brasil o povo tem o hábito de não acreditar em política, mas este é um hábito dos políticos também. Por isso é muito importante a sua presença no lançamento de uma coletânea sobre O Pensamento Político Brasileiro”, ressaltou.
O presidente da Fundação destacou o papel do professor Gervásio Neves, um dos organizadores da coletânea, que não pode comparecer ao evento por problemas de saúde, além da participação do ex-senador Ronan Tito (MG), que fez o prefácio do livro sobre Tancredo Neves que foi “um dos grandes privilégios que tivemos com esta coleção”. Ao concluir, Padilha ressaltou que “temos muito chão pela frente para continuarmos a ser o maior e também o mais qualificado partido do Brasil”.
Livros – Os seis primeiros volumes da coletânea O Pensamento Político Brasileiro, lançados nesta quarta-feira, são: Tancredo Neves, Castro Alves, Milton Santos, Mauá, Euclides da Cunha e José Bonifácio.
Deixe um comentário