A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e a Fundación Metrópoli para la Innovación y el Diseñ del Território, da Espanha, assinaram ontem (23) um convênio para realizar pesquisas voltadas ao desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
A Fundación Metrópoli é uma entidade sem fins lucrativos que atua em projetos que buscam construir um futuro sustentável para as oportunidades de desenvolvimento territorial e econômico das cidades.
O convênio prevê que a Fundación Metrópoli coloque à disposição suas metodologias e a capacidade de seus laboratórios – que há 15 anos desenvolvem pesquisas e projetos inovadores em diferentes regiões do mundo, com acesso a redes internacionais de universidades, cidades e conhecimento.
Para o coordenador geral da Comec, Rui Hara, o convênio será importante para a revisão do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDI/RMC), que deve começar neste ano. “O PDI foi realizado em 2002. Passados 10 anos, há a necessidade de revisar as propostas de ordenamento territorial e arranjo institucional”, explicou.
“A Região Metropolitana de Curitiba está no circuito internacional. Queremos desenvolver um modelo de ocupação sustentável que seja referência mundial”, disse Cleon Santos, representante da Fundación Metrópoli no Brasil e membro do Conselho Assessor Internacional da instituição.
Constituída por 29 municípios, a RMC foi escolhida pelo seu potencial de desenvolvimento – é a oitava metrópole mais populosa do Brasil, com 3.223.823 habitantes, e concentra 30.86% da população do Paraná.
Nas últimas décadas, houve um crescimento populacional e, de cada quatro novos habitantes, apenas um se instalou em Curitiba e os outros três passaram a residir nos demais municípios da região, principalmente nos conurbados (de urbanização contínua).
O convênio, também assinado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, entra em vigor a partir da data da publicação no Diário Oficial do Estado e tem validade até 31 de dezembro de 2014.
Fonte: AEN
Deixe um comentário