Fumar canabis aumenta os riscos de câncer dos testículos
Consumir canabis pelo menos uma vez por semana ou regularmente desde a adolescência dobra os riscos de desenvolver a forma mais agressiva de um câncer dos testículos, avalia um estudo feito nos Estados Unidos publicado pelo jornal inglês Guardian.
Os cientistas do centro de pesquisa sobre o câncer Fred Hutchinson, de Seattle, nos Estados Unidos, começaram este estudo depois de descobrir que os testículos são um dos raros órgãos que possuem receptores para a substância ativa da canabis, o tetraidrocanabinol.
Seus resultados levam também a pensar que o uso da marijuana pode estar especificamente ligado ao desenvolvimento de tumores dos testículos chamados germinais não-seminomatosos. Esta forma muito agressiva atinge os homens entre 20 e 35 anos e é responsável por cerca de 40% de todos os casos de câncer dos testículos, que continua muito raro mesmo que os casos tenham aumentado nas últimas décadas.
Desde os anos 1950, o número de casos de câncer dos testículos aumentou de 3 para 6% ao ano nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa, na Austrália e na Nova Zelândia. No Brasil não há estudos específicos sobre o assunto. No mesmo período, o uso da canabis aumentou nas mesmas proporções. Foram esses números que no início levaram os pesquisadores a avançar a hipótese de uma ligação entre esta droga e o câncer dos testículos.
Em seu estudo, os pesquisadores entrevistaram 369 homens atingidos por um câncer dos testículos, de 18 a 44 anos, sobre seu consumo de canabis. Também foram ouvidos 979 homens saudáveis sobre a mesma questão.
Deixe um comentário