Arquivos

Categorias

Fumaça de queimadas no Pantanal está no Paraná

Imagens de satélite mostraram fumaça na região de Foz do Iguaçu. Segundo a Metsul, imagens de satélite mostram um denso corredor de fumaça que avança sobre o Pantanal alcançou o Paraná. Mas o instituto de meteorologia enfatiza que essa fumaça que tem origem nos focos de queimadas está avançando “primariamente em altitude e não perto da superfície”. Isso significa que no momento as pessoas poderão ver uma mudança na coloração do céu por causa disso, mas os índices de qualidade do ar não serão afetados por isso.

O número de focos de incêndio registrado no Pantanal entre janeiro e agosto deste ano equivale a tudo o que queimou no bioma nos seis anos anteriores, de 2014 a 2019.

Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que, entre 1º de janeiro e 31 de agosto, foram registrados pelos satélites do Instituto um total de 10.153 focos de incêndio no Pantanal, bioma que soma 150 mil quilômetros quadrados, localizados nos Estados do Mato Grosso (35%) e Mato Grosso do Sul (65%). O número de focos supera os 10 048 pontos de queimadas contabilizados pelo Inpe entre 2014 e 2019.

Se comparado com o ano passado, o número deste ano é três vezes superior aos 3.165 focos de incêndio verificados entre janeiro e agosto de 2019. Em relação aos 603 focos confirmados em 2018, o cenário deste ano representa uma alta de 1.700%.

Fumaça da Amazônia e Pantanal está no PR e pode chegar a Maringá, diz Simepar