Arquivos

Categorias

Fruet prepara teatro para subir passagem do ônibus, diz Nandé

do Magna Curitiba

Acuado pela empresas de ônibus, o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet preparou para esta sexta-feira uma audiência pública para empurrar para o povo a culpa pelo aumento das passagens de ônibus em Curitiba.

Na convocatória, coisas muito estranhas: como o horário e local, às 14 horas no Mercado Municipal. Ou seja, num dia de batente, o trabalhador curitibano, teria que largar seus afazeres para supostamente discutir aquilo que nos parece decidido desde a primeira entrevista que Fruet concedeu à imprensa em que, como prefeito eleito, adiantou que teríamos sim aumento nas passagens, sem no entanto adiantar o valor.

No meio disso tudo, o velho choro, que culpava as administrações anteriores pela baderna e a possibilidade do subsídio do governo do Estado ser retirado.

Além disso, não conseguimos acessar o edital que convoca tal audiência, apenas temos vagas notícias da convocação divulgada pela imprensa.

Não sabemos pois, se essa reunião é de caráter deliberativo, indicativo ou simplesmente para elucidar alguns pontos não esclarecidos, como até mesmo a posição dúbia e vacilante do prefeito, que tem entre seus colaboradores diretos um empresário da área do transporte coletivo.

Considerados esses fatos, somos forçados a deduzir, que a tal audiência pública não passa de um jogo de cena num teatro com atores e falas ensaiadas que servirá apenas como justificativa dos futuros discursos de Fruet. Toda vez que for questionado sobre o aumento, a resposta vai ser invariavelmente: “discutimos exaustivamente com a população o reajuste”.

Ora, e a tal planilha da Urbs que sempre foi questionada em feitio e valores? Cadê uma investigação rigorosas nas contas da empresa? Cadê os pareceres de respeitáveis contadores e técnicos numa auditoria séria sobre a composição do custo da passagem e situação da frota? E por último, se o aumento já está definido pelos burocratas, qual outra razão da audiência além de se armar a lona para piadas de mau gosto?

OBSERVE COMO A GAZETA DO POVO NOTICIOU ESTA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELA PREFEITURA DE CURITIBA:

Urbs fará audiência pública para discutir nova tarifa de ônibus
Qualquer pessoa interessada pode participar da reunião, que está marcada para as 14 horas da próxima sexta-feira (22), no Mercado Municipal

19/02/2013 | 20:03 | GAZETA DO POVO

A população de Curitiba pode acompanhar o processo de negociação para definição da nova tarifa do transporte coletivo de 2013 participando de uma audiência pública promovida pela Urbs na próxima sexta-feira (22). Na ocasião, empregados e empregadores do sistema também poderão apresentar suas reivindicações e argumentos.

A reunião será no auditório do Mercado de Orgânicos, no Mercado Municipal, e está marcada para começar às 14 horas. Todos os interessados podem participar do encontro. Segundo divulgação da prefeitura, também estão sendo enviados convites a cerca de 50 órgãos e entidades representativas da sociedade, além dos sindicatos que representam os empregadores e trabalhadores.

Estão previstas apresentações, de 15 minutos cada, da própria Urbs, do Sindicato das Empresas Operadoras do Transporte Coletivo (Setransp), dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) e dos Empregados dos Setores de Administração e Manutenção das Empresas de ônibus (Sindeesmat). Depois das apresentações, a comunidade poderá fazer considerações e questionamentos sobre a nova tarifa.