Arquivos

Categorias

Fruet bloqueia criticas no Facebook e Twitter

Críticas e reclamações mais agudas nas redes sociais da prefeitura de Curitiba e do prefeito Gustavo Fruet (PDT) são deletadas e os perfis bloqueados pelos gerenciadores de conteúdo do prefeito. Um dos deletados foi o advogado José Renato Cella. Cella diz que os bloqueios violam a Constituição e até agora não teve qualquer resposta de Fruet ou assessores, sendo desbloqueado após pressão de internautas que indignaram-se contra o ato anti-democrático do perfil oficial.

Os bloqueios infringem “o artigo 37 da Constituição que diz que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, diz Cella. O caso será enviado ao Ministério Público e OAB.

A atuação da equipe de mídias sociais de Fruet lembra e muito a polêmica declaração do ex-ministro Rubens Ricupero, “o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde” – ou bloqueia, no caso. 

Na linha da frente dos bloqueios está Claudio Castro, analista de mídias sociais da prefeitura, ator e ex-animador de festas infantis. Ahnão, como é conhecido, é o responsável pelo “bateu, levou” aos blogueiros críticos a Fruet. Na sua lista estão o blogueiro Dennis Jorge Migliorini, do Pio do Jacu, e o jornalista Derick Fernandes, do Diário do Estado. Outro integrante da equipe, o publicitário Marcel Belly, classifica as críticas – normais e esperadas para quem trabalha em órgãos públicos – como “recalque”.

“Irei conferir pessoalmente todos os bloqueios, só peço também que vocês tenham responsabilidade no que postam”, disse Marcos Giovanella, diretor de Mídias Sociais de Fruet.