A Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção realizou na última quarta-feira (01/06), no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, sua primeira audiência pública. Durante o evento foram discutidas as propostas, objetivos e as perspectivas do setor.
Participaram da mesa de debates o presidente da Frente, deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), o vice-líder do PT e coordenador da Frente no Paraná, deputado Zeca Dirceu (PT-PR); o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Aguinaldo Diniz; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), José Calixto;
a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário (CNTV), Cida Trajano; e a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados (CONACCOVEST), Eunice Cabral, além de parlamentares e empresários.
Na próxima semana, integrantes da Frente se reunirão com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.
“A expectativa é que o ministro contribua para que o Governo Federal perceba cada vez mais a contribuição do setor têxtil na geração de empregos e no desenvolvimento do país”, afirmou o deputado Zeca Dirceu.
O deputado Henrique Fontana destacou que o papel do grupo é garantir que a agenda de trabalhos e as negociações com o governo sejam contínuas. “Queremos que o setor industrial ultrapasse os limites do Ministério da Fazenda e do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior e esteja no centro das decisões do governo”, disse o presidente da Frente.
Segundo o presidente da ABIT, Aguinaldo Diniz, os principais desafios da Frente são reverter o déficit de US$ 6 bilhões do setor, fazer a defesa dos empregos existentes e lutar pela geração de novos postos de trabalho. “O encontro desta quarta-feira foi de extrema importância para o setor, pois reuniu o governo, os trabalhadores e os empresários”, comemorou Diniz.
Deixe um comentário