Arquivos

Categorias

FRENTE PARLAMENTAR DA AGRICULTURA FAMILIAR SERÁ RELANÇADA NO CONGRESSO NACIONAL

O deputado federal Assis do Couto, do PT-PR, anuncia o relançamento da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar no Congresso Nacional, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 15 de março, em Brasília-DF. A solenidade será no Plenário 2 do Anexo II da Câmara dos Deputados às 17h.

Assis é o coordenador provisório da Frente.

O deputado ressalta a necessidade de somar forças em todo o país pelo sucesso de um setor que é estratégico no desenvolvimento econômico e social do Brasil.

“Dada a importância da agricultura familiar para o Brasil, é fundamental que o Congresso Nacional esteja permanentemente atento às suas necessidades e debatendo os temas de interesse dos agricultores e das organizações que representam o setor”, disse o paranaense.

LEIA MAIS

FRENTE PARLAMENTAR DA AGRICULTURA FAMILIAR SERÁ RELANÇADA NO CONGRESSO NACIONAL

FRENTE PARLAMENTAR DA AGRICULTURA FAMILIAR SERÁ RELANÇADA NO CONGRESSO NACIONAL

O deputado federal Assis do Couto, do PT-PR, anuncia o relançamento da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar no Congresso Nacional, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 15 de março, em Brasília-DF. A solenidade será no Plenário 2 do Anexo II da Câmara dos Deputados às 17h. Assis é o coordenador provisório da Frente.

O deputado ressalta a necessidade de somar forças em todo o país pelo sucesso de um setor que é estratégico no desenvolvimento econômico e social do Brasil. “Dada a importância da agricultura familiar para o Brasil, é fundamental que o Congresso Nacional esteja permanentemente atento às suas necessidades e debatendo os temas de interesse dos agricultores e das organizações que representam o setor”, disse o paranaense.

Assis lembra ainda que, de acordo com o último censo agropecuário do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado no final de 2009, a agricultura familiar ocupa 84,4% dos estabelecimentos agropecuários no país em apenas 24,3% – 80,25 milhões de hectares – das áreas produtivas.

A agricultura patronal, por sua vez, representa só 15,6% do total de estabelecimentos existentes, mas ocupa 75,7% das terras. Apesar dessa diferença, a agricultura familiar é altamente produtiva, garante a comercialização de 38% do volume total da produção agropecuária brasileira e emprega a maior parte da mão-de-obra ocupada no campo.

Ela tem um peso importante na cesta básica do brasileiro e responde por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho produzido, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo. Na pecuária, o trabalho dessas famílias produtoras responde por 58% do leite, 59% do plantel de suínos, 50% da produção de aves e 30% dos bovinos.

Mão-de-obra familiar é maioria no campo

Cerca de 12,3 milhões de pessoas, o que significa 74,4% da mão-de-obra ocupada nos estabelecimentos agropecuários, trabalham na agricultura familiar, de acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, enquanto as empregadas nos estabelecimentos não familiares somam 4,2 milhões de pessoas, o que corresponde a apenas 25,6% do total.

Entre os agricultores familiares em atividade, 74,7% são proprietários de suas terras (3,2 milhões de produtores que ocupam 87,7% da área total dos estabelecimentos familiares) e 5,6% (242 mil) são produtores sem área. Outros cerca de 170 mil produtores são “assentados sem titulação definida” e 691 mil têm acesso temporário ou precário sobre as terras, como arrendatários (196 mil), parceiros (126 mil) ou ocupantes (368 mil).

Redação: Edson Rimonatto. Foto: Divulgação.

Contato: Deputado Federal Assis do Couto – 61-3215-5428.