Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, programou quatro conferências preparatórias para a II Conferência Municipal de Cultura, de 25 a 27 de julho no campus do Instituto Federal do Paraná. A primeira será neste sábado (22), às 14h na UNILA – Centro, (Alameda Rui Ferreira, 164), com o tema Produção Simbólica e Diversidade Cultural.
O evento terá participação de Pedro Vasconcellos, diretor da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura. A promoção é do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Foz do Iguaçu.
As conferências permitem a discussão, avaliação e elaboração de propostas, acerca das ações para incentivo da arte iguaçuense.
Pré-Conferênicas – as discussões seguem temáticas diferenciadas: no dia 13 de julho, às 19h, será debatido o tema Cidadania e Direitos Culturais, na Biblioteca do bairro Cidade Nova II; dia 18 de julho, às 19h30, será discutido Cultura e Desenvolvimento, na Unioeste/Foz; no dia 20 de julho, às 9h, na Fundação Cultural, será abordado Sistema Nacional de Cultura/Plano Municipal de Cultura.
O espaço é aberto à participação direta de toda a população, onde artistas, agentes e produtores culturais, integrantes de órgãos dos governos e das organizações sociais, estudantes e professores, enfim, toda comunidade.
“A Conferência da Cultura expressa o desejo, as perspectivas e o planejamento necessário, para converter a cultura em bem social básico, direito que deve ser assegurado a todas as pessoas. Mais ainda, a plenária é um meio de exercício democrático, baseado na ampla participação e na garantia do controle social das políticas públicas”, disse a diretora de Cultura da Fundação Cultural Arinha Rocha.
Conferência- com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura/Plano Municipal de Cultura”, a II Conferência Municipal de Cultura está vinculada às conferências estaduais e nacionais. Neste encontro, a cultura é enfatizada como desenvolvimento humano, elemento que garante diálogo e respeito às diferenças promovendo o entendimento entre as pessoas.
Um momento importante da plenária cultural é o debate e a aprovação do Plano Municipal de Cultura, instrumento norteador das iniciativas e políticas de fomento à arte e à cultura dos iguaçuenses e, um dos pilares do Sistema Nacional de Cultura.
Mais informações com a comissão organizadora pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (45) 3521 1508.
Deixe um comentário