Foz do Iguaçu dispõe de 455 estabelecimentos de saúde espalhados do município. Os dados são do Caderno Estatístico Anual, produzido e divulgado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
O levantamento mostra que entre 2019 e 2023 houve um crescimento de 9,6% no número de locais, público e privados, para atendimentos básicos e especializados na cidade. Os estabelecimentos de saúde envolvem, por exemplo, Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade de Vigilância em Saúde, Unidade Móvel de Nível Pré-hospitalar – Urgência / Emergência, hospitais, policlínicas, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros.
O maior volume em Foz corresponde aos consultórios, com 155 estabelecimentos. As clínicas e ambulatórios especializados ocupam a segunda posição, com 63 locais. As policlínicas e Unidades de Serviço de Apoio de Diagnóstico e Terapia aparecem em terceiro e quarto lugar, com 59 e 58 estabelecimentos respectivamente. Cinco hospitais gerais também integram a lista.
No que diz respeito à parte humana, há mais de 1,7 mil profissionais formados atuando na Saúde na fronteira. Em 2023 o Ipardes contabilizou 818 médicos, 552 enfermeiros, 196 dentistas e 142 farmacêuticos.
Quanto ao número de leitos gerais, há 191 espaços cirúrgicos, 127 clínicos, 45 obstétricos, 33 pediátricos e 21 para outras especialidades. Destes, 297 pertencem ao Sistema Único de Saúde (SUS). O restante está distribuído na rede privada.
Em todo o Paraná, em 2023 foram contabilizados 31.109 estabelecimentos de saúde, entre públicos (municipais/estaduais/federais) e privados, 24,6% a mais que o registrado em 2019 (24.958).
“Na saúde não tem missão cumprida. É necessário investir sempre, modernizar, introduzir tecnologia e estrutura para o atendimento da população. É o que estamos fazendo, com a abertura de novos hospitais, construção de Ambulatórios Médicos, tudo isso para garantir atendimento a todos os paranaenses”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Expansão do SAMU
Depois de 18 anos de operação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também sofreu expansão e passou a estar disponível nos 399 municípios do Paraná em 2022.
Atualmente são 79 ambulâncias avançadas, 228 ambulâncias básicas, 20 ambulâncias de reforço e cobertura de rodovia e seis aeronaves de asa rotativa, totalizando 333 veículos para atendimento à população, sendo 20 unidades com repasses exclusivos do Governo do Estado e 313 de forma tripartite.
Também houve investimento no Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). No total, foram adquiridos mais de 60 veículos adquiridos para renovação da frota, que conta com 95 unidades.
Com informações do GDia
2 Comments