Por Cleide Carvalho, em O Globo:
A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, no Paraná, decidiu não aguardar agravamento de sintomas em pacientes com síndrome gripal para ministrar o antiviral oseltamivir (Tamiflu). Procolo do Ministério da Saúde recomenda que o medicamento só seja ministrados em pacientes que apresentarem agravamento do quadro nas primeiras 48 horas, mas infectologistas dos hospitais do município apresentaram notas técnicas à Secretaria indicando que os sete pacientes que morreram em decorrência de complicações não receberam o Tamiflu ou começaram a usar o medicamento após as primeiras 48 horas do início dos sintomas.
Os sete óbitos ainda não tiveram confirmação de gripe suína. Os exames são feitos na Fiocruz, no Rio de Janeiro, e ainda não ficaram prontos. Porém, segundo o secretário de Saúde do município, o médico Luiz Fernando Zarpelon, todos apresentaram quadro clínico de síndrome gripal.
Concordo plenamente, esta de ficar esperando só vai agravar a situação dos Iguaçuenses, o correto é o município distribuir mascaras a todos que cheguem aos postos de saúde, e também em todos locais de aglomeração de pessoas, estas mascaras no paraguai deve custar muito barato, é melhor prevenir do que remediar…