Arquivos

Categorias

Foz forma comitê gestor de rio

Um grupo de representantes de entidades e instituições de Foz do Iguaçu definiu, na manhã desta quarta-feira (4), pela formação do Comitê Gestor do rio Monjolo, córrego canalizado que cruza toda a região central da cidade, no Oeste do Paraná.

A intenção é formar um grupo que vai atuar no sentido de responsabilizar quem faz ligações clandestinas de esgoto que afetam as águas pluviais do rio.

A reunão, na Câmara Municipal, foi convocada pelo vereador Carlos Budel (PSDB) e contou com a presença de representantes da Sanepar, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária.

Na ultima vistoria pelas tubulações do rio, foram encontradas 24 irregularidades, canos clandestinos que descarregam o esgoto dos locais diretamente nas águas da chuva.

O comitê decidiu por hora como será realizado o trabalho da Sanepar como primeiro passo, e em uma próxima reunião, será definido como a Secretaria do Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária irão colocar em pratica a maneira de punição aos infratores.

A Sanepar, no prazo de uma zemana, vai encaminhar junto ao boleto uma notificação a todos os pontos próximos do rio Monjolo, dando o prazo de 30 dias para que os mesmos sejam adequados a lei.

O segundo passo após a notificação é uma vistoria completa nos comércios e casas localizadas naquela região.

Em caso de irregularidade, será encaminhado pedido de providências ao promotor de Justiça, e o responsável terá 15 dias para apresentar defesa.

O Comitê decidiu pelo fechamento dos canos clandestinos com um “Plug” e multa aos infratores.

Caso não haja correção após a notificação, a multa será anexada ao carnê do IPTU do imóvel.

A idéia é dificultar que a venda dos imóveis até o pagamento das contas.