Arquivos

Categorias

Foz entre as cidades paranaenses que mais geraram emprego em 2019

O município de Foz do Iguaçu encerrou 2019 com um saldo positivo na geração de empregos. De janeiro a dezembro foram abertas 1.121 novas vagas de trabalho com carteira assinada. O desempenho consta do balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nessa sexta-feira (24). O setor de serviços, impulsionado pelo turismo, foi responsável pelo aumento. Informações GDia.


De acordo com os dados do Caged, órgão do Ministério do Trabalho, em Foz do Iguaçu foram registradas 29.791 contratações e 28.670 desligamentos nos 12 meses de 2019. Com o desempenho, o município ficou na oitava colocação entre as cidades paranaenses que mais geraram empregos, à frente, por exemplo, de Londrina e Ponta Grossa.
Curitiba (19.325), Maringá (3.781) e São José dos Pinhais (3.158) foram os três primeiros, respectivamente, de janeiro a dezembro do ano passado. “O resultado foi bom para a geração de empregos, apesar da conjuntura não muito favorável”, analisou o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla.
“Esperávamos uma retomada mais forte da economia brasileira, o que não aconteceu”, frisou Piolla. De acordo com ele, a economia dos países vizinhos (Paraguai e Argentina) também não ajudou. “A alta do dólar atrapalhou o comércio da fronteira, inclusive o de Foz do Iguaçu”, recordou. 

Mão de obra importada
Na avaliação de Piolla, a construção civil decepcionou, apesar do grande volume de obras públicas e privadas existente no município. “Desconfiamos que a construção civil esteja usando bastante mão de obra importada do país vizinho, o que não aparece no Caged”, ponderou. 
A indústria, de acordo com o secretário, deve reagir em 2020, com os mais de 30 contratos assinados no distrito industrial. “Destaque positivo foi o setor de serviços, especialmente o turismo, que salvou o nosso desempenho”, completou. 

Foto: Roger Meireles