Foram avaliadas mais de cem cidades integrantes do Sistema OSB; certificação resulta do alcance de metas obrigatórias.
O Observatório Social do Brasil Foz do Iguaçu (OSB – FI) obteve a sétima colocação no Programa OSB 100% Eficiente, em que foram avaliadas entidades de controle social de 104 cidades brasileiras. A iniciativa visa a reconhecer e disseminar boas práticas de gestão.
Criado há dois anos e reformulado em 2022, o programa identifica observatórios sociais que cumprem metas obrigatórias de gestão, ligadas à qualidade do serviço de interesse público prestado, a partir de 24 critérios. As entidades são certificadas com o selo do programa concedido pelo Sistema OSB.
O OSB em Foz do Iguaçu ficou à frente de grandes cidades e de capitais brasileiras, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC). No Paraná, conquistou a segunda colocação, atrás do município de Campo Mourão.
“Esse é um resultado que comemoramos porque reflete o esforço coletivo de voluntários, mantenedores, técnicos e diretores para manter uma gestão eficiente e transparente”, destaca o presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento. “É um mérito de todos”, completa.
O selo OSB 100% Eficiente resulta da análise de 24 critérios, distribuídos entre quatro grandes metas, além de metas extras e pontos bônus. Para o ranking nacional, são considerados itens como realização de atividades públicas, prestação de contas, site atualizado, interação com as ações da rede, parcerias e apresentação de boas práticas de controle social.
Eficiência
Presidente do Sistema OSB, Jean Pedroso explica que o programa foi elaborado para que seja mantido um padrão de qualidade e que os observatórios evoluam. A instituição, ao seguir procedimentos eficientes, “passa a credibilidade necessária para a sociedade onde atua”, expõe.
“Tão importante quanto fazer o trabalho que nos propomos, e os observatórios fazem com maestria, é não perdermos nossa credibilidade conquistada”, salienta Jean. Afinal, são quase 15 anos de Sistema OSB enredando esforços pelo controle social nas cidades do Brasil.
Fonte:H2FOZ
Deixe um comentário