O prefeito Chico Brasileiro (PSD) anunciou a criação em Foz do Iguaçu de uma central para receber informações de casos suspeitos e orientar sobre o coronavírus. A intenção é dar suporte rápido de técnicos ligados à Vigilância Epidemiológica. As informações são de Ronildo Pimentel no GDia.
“A prefeitura está montando uma estrutura com a rede privada que vai atuar na capacitação e trabalhar a orientação das pessoas”, disse Brasileiro. Os pontos citados pelo prefeito, para reforço dessa ação, são o aeroporto e as pontes internacionais da Amizade e Tancredo Neves, respectivamente.
A prefeitura estabeleceu que uma equipe técnica vai monitorar, junto com o estado e MS, toda situação do coronavírus no país e no mundo. “Desta forma nós poderemos implantar as medidas em Foz do Iguaçu, de acordo com a necessidade”, afirmou o prefeito.
A central, coordenada pela Vigilância Epidemiológica, vai permitir esclarecimento rápido para cidadãos, imprensa, funcionários de hotéis e turistas. “Será um lugar onde alguém possa tirar dúvidas sobre uma situação específica, se deve ou não procurar uma unidade de saúde, que medidas tem que tomar, onde ir”, informou.
Todas as formas de acesso a essa central, de acordo com ele, serão divulgadas o mais breve possível. “Esse contato vai permitir que a gente possa ir tranquilizando as pessoas”, acredita Brasileiro.
Mais ações
Paralelamente à central, a prefeitura está montando um plano assistencial hospitalar envolvendo as redes pública e privada. “Vamos trabalhar para que todos se preparem para uma eventual necessidade”, frisou.
Nesse momento, “temos que tranquilizar a população”. Foz do Iguaçu não teve nenhum caso. Os suspeitos no Brasil estão sendo descartados. “Ou seja, não estão se confirmando. Não significa que a pessoa teve aquela característica que possa ter o coronavírus”, analisou.
Deixe um comentário