Mais de 40 estabelecimentos da hotelaria e a gastronomia de Foz do Iguaçu receberam o Certificado de Responsabilidade Sanitária e o Selo de Ambiente Protegido, nesta quinta-feira, 13. A chancela foi concedida Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Sebrae e Conselho Municipal de Turismo.
Durante a entrega dos certificados e selos mais de 40 empresas, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) afirmou que Foz do Iguaçu será um dos primeiros destinos a retomar o turismo com segurança e responsabilidade.
O prefeito relembrou que a cidade é uma das mais atingidas economicamente no Paraná, principalmente no turismo, mas que está preparada para a retomada no setor.
“Existe uma sinergia muito forte das instituições para a retomada segura e rápida do turismo na cidade. Isso nos deixa otimista que Foz do Iguaçu vai dar a volta por cima. Os destinos que adotarem a responsabilidade sanitária sairão na frente para a escolha dos turistas nas próximas viagens”, destacou Brasileiro.
As empresas receberam a certificação após atender a um rigoroso conjunto de regras que visam ampliar as normas de proteção a hóspedes, clientes e colaboradores, como por exemplo: a instalação de tapete sanitizante e pontos de álcool gel em locais estratégicos, medição de temperatura; e uso obrigatório de máscaras.
O gerente do Sebrae, Augusto Cesar Stein, disse que a iniciativa valoriza os estabelecimentos turísticos que seguem as normas de forma correta e traz segurança aos turistas e clientes.
Retorno
O presidente do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu), Neuso Rafagnin, a certificação da hospedagem e gastronomia é mais um passo para o retorno dos turistas à região.
Paulo Angeli, presidente do Comtur, lembrou que a cidade foi um dos primeiros destinos do Brasil a adotar a medida e a experiência acabou servindo de modelo para outras cidades.
Participaram também da entrega o presidente da Acifi, Faisal Ismai, o presidente do conselho superior da associação, Walter Venson; o presidente do Visit Iguassu, Felipe González e o consultor do Sebrae, Luiz Marcelo Padilha.
Além das empresas da hotelaria e gastronomia, quatro atrativos turísticos já receberam o certificado e o selo: O Parque Nacional do Iguaçu e Cataratas do Iguaçu, Complexo Turístico Itaipu, Macuco Safari e Aeroporto Internacional.
Responsabilidade Sanitária
A certificação está acontecendo em etapas, preferencialmente, os estabelecimentos inscritos no Cadastur que atenderem as exigências. A prefeitura certificará ainda espaços de eventos, meios de transporte, bem como novos atrativos, hotéis e gastronômicos.
Deixe um comentário