O deputado Fernando Giacobo (PR) garantiu a empresários e autoridades de Foz do Iguaçu que as obras da Perimetral Leste e da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai devem começar já no primeiro semestre de 2019. “As duas obras já são uma realidade. Agora, falta apenas um convênio entre a prefeitura e o Ministério dos Transporte e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para que a Itaipu Binacional repasse ainda este ano parte dos recursos para a que a prefeitura toque as duas obras”, disse Giacobo durante reunião nesta sexta-feira, 30, na Acifi.
“Foz do Iguaçu vai virar um canteiro de obras a partir de janeiro, gerando emprego e impostos para arrecadação, e trazendo, depois de executadas, comodidade aos moradores e aos turistas que visitam a cidade”, completou Giacobo.
Aos empresários, Giacobo lembrou da da “luta incansável” nos dois últimos anos para viabilizar os dois empreendimentos. “Estou fazendo essa prestação de contas e da luta nesses dois últimos anos para lançar o edital de licitação do acesso à ponte e para fazer com que a Itapu Binacional aportasse US$ 105 milhões (R$ 400 milhões) para viabilizar as duas obras”, disse.
Infraestrutura – O presidente da Conselho Municipal de Turismo, Carlos Silva, afirmou que as duas obras são muito importantes para garantir uma infraestrutura adequada para receber os turistas. “Tanto para a travessia para outro país (Paraguai) e para desenvolver o turismo como um todo. Não tenha dúvida, é mais tranquilidade para o turista e os moradores terão mais oportunidades de aproveitar mais o centro da cidade”, disse.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Faisal Ismail, afirmou que a reunião com Giacobo alinha os “principais projetos do Codefoz (conselho de desenvolvimento) para que ter uma pauta de trabalho anual” com o deputado. “Vamos colocar em execução os projetos que estão parados ou em andamento e 2019 vai ser um ano fundamental para Foz do Iguaçu nesse sentindo”, disse o presidente do Codefoz, Mário Camargo.
O prefeito Chico Brasileiro destacou o alinhamento e a articulação das forças empresariais e políticas junto com a prefeitura para viabilizar estas obras e outras obras de envergadura. “Todos juntos com o objetivo de construirmos uma cidade melhor e para isso precisamos de obras estruturantes como a segunda ponte e a perimetral leste”, disse.
“É isso que está em pauta e que está avançando. Eu tenho certeza que é isso vai ser o marco para que unidos possamos alcançar outras obras, como a duplicação da BR-469, e tantas outras para Foz do Iguaçu”, completou Brasileiro.
Deixe um comentário