A Prefeitura de Foz do Iguaçu anunciou nesta semana parceria com a Rede Cidade Digital para a organização do I Congresso Paranaense de Cidades Digitais. O governo municipal será um dos apoiadores oficiais da Rodada Regional de Foz do Iguaçu, que acontece no próximo dia 29
“Foz do Iguaçu é um ponto estratégico para a promoção e difusão de novas políticas de tecnologia da informação e comunicação, por ser um dos grandes polos turísticos do país e, também, por ser precursora dos programas de cidade digital no Brasil”, explica o diretor da RCD – Sistemas de Comunicação, empresa que fomenta a Rede Cidade Digital, José Marinho, reforçando o convite para os munícipios do oeste e do sudoeste paranaense participarem do evento que precede o Congresso.
De acordo com o Secretário de Tecnologia da Informação de Foz do Iguaçu, Melquizedeque Souza, fazer parte do circuito de rodadas regionais do Congresso é de grande importância para o município. “Por ser uma cidade turística e de grande movimentação de pessoas, sabemos do valor em sediar uma das etapas do Congresso. A expectativa é enorme”, destaca o Secretário.
Souza também faz um uma ligação entre a realização do encontro com o momento atual do projeto de cidade digital de Foz. Conhecida como “Foz Digital”, a iniciativa está em processo de ampliação, aumentando a infraestrutura de fibra óptica para atender mais cidadãos, tanto da área urbana quanto rural. “Queremos integrar e desenvolver mais os serviços públicos com a substituição do sistema de rádio pela malha de fibra óptica, ampliando, desse modo, a inclusão digital para toda a população”, explica o Secretário.
Com o projeto Foz Digital, implantado em 2007, o munícipio interligou prédios públicos, escolas, creches, postos de saúde e prontos atendimentos por meio da rede de internet banda larga sem fio, utilizando o padrão de sinal de rádio WiMAX. De acordo com Vanderlei Almagro, Diretor de Infraestrutura e Segurança da Informação, atualmente existem 102 pontos de acesso, alimentados por cinco torres de retransmissão, e que cobrem 100% da área urbana. O programa é custeado diretamente pela prefeitura e tem um valor mensal de 12 mil reais para manutenção. Ao todo, são mais de 1.200 pessoas que utilizam o benefício, incluindo famílias da área rural.
Rodada Regional de Foz do Iguaçu – A Rodada Regional de Foz do Iguaçu contará com presença da secretária de inclusão digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, representantes do BNDES, da Anatel e do Programa de Cidades da Organização das Nações Unidas, além de vários cases de sucesso, que podem servir de inspiração aos prefeitos e gestores públicos presentes.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site congresso.redecidadedigital.com.br. Ali, estão detalhes sobre o congresso paranaense e também sobre as rodadas regionais. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou telefone para (41) 3015-6812
Deixe um comentário