A 8ª edição do Fórum de Economia de Turismo Global (GTEF) realizado entre os dias 13 e 15 outubro, em Macau, na China, reuniu os principais líderes mundiais, além de investidores e especialistas do setor. Nesta edição, o Brasil assumiu a cadeira de país convidado de honra, que foi ocupada no ano passado pela União Europeia. O diretor extraordinário de mobilidade urbana da Secretaria de Planejamento de Foz do Iguaçu, Karl Stoeckl, representou o prefeito Chico Brasileiro no evento.
“Foz do Iguaçu é um dos destinos mais procurados por estrangeiros no Brasil, e participar de um evento como este, representando a nossa cidade, é fundamental na estratégia de divulgação do destino e fortalecimento das políticas de turismo”, disse Karl, que também é professor de Gestão de Negócios Internacionais.
Neste ano, o tema foi: “Turismo e Lazer: Para uma vida melhor”. O ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio, também participou do fórum e em seu discurso aos investidores, reforçou a abertura de mercado em um novo momento que o Brasil vive. “Nós temos grandes destinos que interessam os chineses como o Pantanal, Foz do Iguaçu e oferecemos uma oportunidade grande no turismo de negócios”, afirmou.
China
O país oriental é um dos que mais emitem turistas para o mundo. Hoje, dos mais de 141 milhões de chineses que viajam todo ano, cerca de 60 mil escolhem o Brasil como destino, tendo como principais motivações o turismo de negócios e o ecoturismo. Dados do Perfil da Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, mostram que os chineses movimentam, por dia, cerca de US$ 65. Destinos como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR) e Manaus (AM) são alguns dos mais visitados por eles.
Em 2018, Foz do Iguaçu recebeu 18.371 turistas chineses, o que já representa um aumento de 23% se comparado com 2017. De acordo com o balanço de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu. A China é o décimo país em visitação turística às Cataratas do Iguaçu.
Deixe um comentário