A 3ª Conferência Municipal de Turismo, que aconteceu neste final de semana, em Foz do Iguaçu, definiu um Plano de turismo para a próxima década, a proposta é de trabalhar para que Foz do Iguaçu se torne o destino mais visitado por turistas estrangeiros no Brasil
O desafio foi lançado: Foz do Iguaçu quer se tornar o destino mais visitado por turistas estrangeiros no país na próxima década. Essa foi uma das principais propostas defendidas pelos participantes durante a 3ª Conferência Municipal de Turismo, relizada no último sábado, 29, no Anfiteatro da UDC.
Estas e outras propostas irão constar no plano estratégico “Foz do Iguaçu 2030, um futuro melhor para todos”, que deverá ficar pronto até o final do ano, com metas para os próximos 10 anos. Outra ação referendada pelo mais de 100 participantes durante a conferência foi a de transformar o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu em Hub da América do Sul e o de maior movimento da região sul do país.
Participaram da conferência o prefeito Chico Brasileiro, o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, o presidente do Comtur, Carlos Silva, o presidente do Fundo Iguaçu, Enio Eidt, o presidente do Sindetur, Licério Santos, a coordenadora do curso de Turismo da Unioeste, Aurelinda Lopes, além dos representantes de entidades do setor, universitários e comunidade em geral.
” Quero agradecer toda a comunidade que participou das pré-conferências. Foz é uma vitrine turística do Brasil e do Paraná. Temos que pensar em um plano ousado para colocar o turismo em um patamar de maior destaque”, avaliou o prefeito Chico Brasileiro.
Piolla destacou que a propostas aprovadas servirão de base não só para o planejamento do turismo, mas também para o desenvolvimento da cidade na próxima década.
“Não há como falar em turismo sem falar em mobilidade urbana, cidade digital, reurbanização dos espaços públicos, infraestrutura de acesso, turismo cultural e gastronômico, conectividade aérea, serviços públicos de qualidade, experiência turística do visitante e preservação do meio ambiente. Pois o turismo depende de tudo isso e de outros fatores para se desenvolver”, afirmou o secretário.
Propostas
Antes da Conferência, foram realizadas cinco pré-conferências abertas ao público. Nestes encontros, que reuniu mais de 250 pessoas, foram apresentadas 350 propostas. Elas foram inseridas em 30 subgrupos de 15 prioridades.
Os participantes puderam votar nestas propostas elencadas dentro de três eixos (Destino Inteligente, Marketing e Marca e Desenvolvimento da Indústria, Colaboração e Parcerias) durante a Conferência Municipal.
As propostas mais votadas abordam os seguintes temas: Mobilidade Urbana, Inclusão Digital, Novo Posicionamento de Imagem e Mercado, Infraestrutura, Conectividade Aérea, Reurbanização dos Corredores Turísticos, entre outras.
“A conferência trouxe ideias importantes para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade. Saimos daqui hoje com o compromisso de elaborar um plano com o objetivo de garantir uma experiência incomum ao turista no Destino Iguaçu, mas também em melhorar a vida dos cidadãos de Foz”, destacou o presidente do Comtur, Carlos Silva.
Deixe um comentário