Nesta segunda-feira (25), produtores rurais de Foz do Iguaçu assinaram um termo de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos. Mais conhecido como PAA, o programa vai adquirir R$ 800 mil em alimentos da agricultura familiar que serão destinados às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e nutricional.
O ato de assinatura aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), no centro. O prefeito Chico Brasileiro, o secretário da pasta Pablo Mendes e representantes do Ministério da Agricultura e Abastecimento participaram da solenidade.
“Não podemos aceitar que a fome ainda possa fazer parte do cotidiano de algumas famílias, e este programa é fundamental para que possamos assegurar a dignidade mínima ao ser humano. Esta é apenas uma das várias ações que estamos realizando para erradicar a fome em nossa cidade”, declarou o prefeito. “Quero parabenizar a todos que acreditam na agricultura familiar e tem trabalhado de forma exemplar na produção de alimentos saudáveis de boa qualidade”, completou Brasileiro.
Agricultura familiar
Além de promover o acesso à alimentação de qualidade, o PPA busca incentivar e fortalecer a agricultura familiar, que segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é quando a gestão de uma propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda.
Pela portaria nº 52, de 18 de julho de 2019, publicada pelo Ministério da Cidadania, Foz do Iguaçu foi um dos 73 municípios brasileiros escolhidos para participar da edição do programa em 2019. O investimento é de R$ 800 mil e 170 produtores rurais da agricultara familiar poderão fornecer ao Município, que fará o repasse às famílias.
“Este é um programa de muito sucesso, e a nossa missão é incentivar cada vez mais a agricultura familiar. Além de promover este tipo de produção, ofertaremos a muitas pessoas produtos saudáveis e de qualidade”, disse o secretário municipal de Agricultura, Pablo Mendes.
Durante a solenidade, o representante do MAPA em Foz do Iguaçu, Adinan Galina, agradeceu as parcerias com o Munícipio. “Temos uma demanda muito grande de trabalho, e quero agradecer ao prefeito por ser sensível e estar dispondo ao MAPA servidores e estagiários para o Vigiagro”, disse.
Deixe um comentário