Com a entrega de mais 22 leitos nesta segunda-feira, 27, o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, passa ter 104 leitos para tratamento da covid-19 e se torna terceira maior unidade hospitalar pública do Paraná. “Estamos tratando da doença e mais para frente, os leitos se tornarão pronto socorro específico de doenças respiratórias do hospital. O fluxo de pacientes, en vez de ir para a UPA, vai ter o pronto socorro e a ala de internamento”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD) neste sábado, 25, na Rádio Cultura.
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, vai acompanhar o prefeito na entrega desta nova ala no hospital, construída em 60 dias num investimentos de R$ 2 milhões. Beto Preto afirmou que Foz do Iguaçu tem uma das melhores estruturas de atendimento em saúde no enfrentamento ao coronavírus. “A prefeitura se preparou bem e vem colocando alguns leitos a mais e o Estado tem apoiado”, disse.
A unidade de cuidados especiais, a nova ala do hospital, está equipada com camas elétricas, monitores multiparâmetros, ventiladores pulmonares, pontos para hemodiálise, sistema de renovação e exaustão de ar nos ambientes, ar condicionado, recepção e ambiente para descanso.”“Nós decidimos que não iríamos fazer esses hospitais (de campanha) que monta e desmonta. Decidimos investir no hospital municipal. Uma das decisões mais acertadas deste governo. Tdo está sendo investindo no sistema de saúde”, disse o prefeito.
Antecipação – “O hospital municipal já é referência e continuará sendo referência regional. A estrutura montada está dando muito orgulho. Esses leitos serão incorporados aos sistemas de saúde”, completa Brasileiro. “Nos preparamos como ninguém, não sei se no Brasil tem outra cidade que se preparou, investiu, que fez tanto para enfrentar essa pandemia, como Foz do Iguaçu” disse.
Chico Brasileiro destaca ainda que os investimentos foram possíveis graças às parcerias. “A Itaipu Binacional é uma grande parceira, Hospital Costa Cavalcanti, a Unila, Unioeste, o Governo do Estado, Ministério da Saúde, que doou respiradores, iniciativa privada, ou seja, é um conjunto de ações coordenadas pela prefeitura”.
Para o tratamento da covid, Foz do Iguaçu tem 75 leitos de UTI e 59 leitos de enfermaria nos hospitais Padre Germano Lauck e Ministro Costa Cavalcanti.
Política pública – O prefeito fez uma defesa enfática do SUS (Sistema Único de Saúde), fundamental no tratamento da covid-19. “O SUS não é de graça. É política pública garantida pela Constituição federal. O acesso é universal, garantia de direito para todos os cidadãos”
“Que cenário estaríamos se não fosse o SUS? Foi o SUS que salvou grande parte da população vulnerável e continua salvando. É possível fazer políticas públicas de qualidade, empregando o dinheiro público”, completou Chico Brasileiro.
Deixe um comentário