A última chamada pública para a compra de produtos que fazem parte do cardápio da merenda escolar das escolas municipais e centros municipais de educação infantil – CMEIs, conta com novos produtos que serão servidos às crianças. O fornecimento começará em fevereiro de 2014, no início do ano letivo. Serão acrescentados à lista de alimentos polpa de frutas, para diversificar os sucos servidos às crianças, principalmente nas creches.
Foram incluídos a melancia, fruta servida como sobremesa, o pimentão que vai reforçar o tempero e ainda a farinha de trigo integral. Esta última será usada na vaca mecânica, na fabricação dos pães servidos aos alunos. O objetivo é acrescer mais fibras e nutrientes na receita do pãozinho.
A chamada pública, realizada no começo deste mês, teve como vencedora a Coafaso – Cooperativa da Agricultura Familiar e Solidária do Oeste do Paraná. O contrato de R$ 399,731 mil prevê o fornecimento, no primeiro semestre do próximo ano, de 147 mil quilos de gêneros alimentícios. São eles: alface, abobrinha verde, banana caturra e prata, batata doce, beterraba, cebola, couve flor, cenoura, cheiro verde, chicória, couve, laranja , mandioca descascada, melancia, milho verde, pimentão verde, repolho verde, tomate, polpa de fruta, cuca, biscoito e pão caseiros e farinha de trigo integral.
Produtos que serão usados no preparo da merenda escolar de mais de 23 mil alunos das 51 escolas municipais e 32 CMEIs começam a ser fornecidos no mês de fevereiro. Uma próxima chamada pública está programada para junho de 2014. A classificação do vencedor da chamada tem como prioridade a seleção dos agricultores do município. A compra direta realizada pela Secretaria Municipal da Educação faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que busca garantir uma alimentação escolar saudável. Por isso, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE) são aplicados na compra de produtos da agricultura familiar, o que garante entrega de alimentos frescos e a maioria, produzido de forma orgânica, sem o uso de agrotóxicos.
A inclusão de novos produtos no cardápio, além de ampliar as opções e variedades servidas às crianças, também tem como objetivo incentivá-las a incluir nas refeições diárias legumes, verduras e frutas. Gosto alimentar que está sendo levado para casa, ajudando os pais a criarem nos filhos hábitos mais saudáveis na hora das refeições e garantindo mais saúde a todos.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.