Três municípios do Oeste se destacam com mais de 50 mil habitantes no ranking nacional Connected Smart Cities. Foz do Iguaçu ocupa a 79º posição, enquanto, Cascavel e Toledo, alcançaram a 51º e 96º posição, respectivamente.
Conforme a Urban Systems, que elabora o ranking, são mais de 900 projetos e 700 cidades analisadas. “É um resultado importante, tendo em vista que muitas das empresas associadas à Iguassu-IT, colaboram com o fornecimento de soluções tecnológicos para a região”, analisa o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), Marcio Pinheiro.
Além das três cidades do Oeste, o Paraná tem Curitiba (3ª), Maringá (24ª), Londrina (25ª), Pato Branco (49ª) e São José dos Pinhais (87ª). A nível nacional, o primeiro lugar ficou para São Paulo, seguido por Florianópolis. Em terceiro lugar está Curitiba.
Eixos temáticos- São analisados 11 eixos temáticos e mais de 300 indicadores de desenvolvimento econômico sustentável, utilizados em padrões internacionais que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios, segundo transcrito na publicação com os resultados.
A tecnologia é usada para promover qualidade de vida e desenvolvimento sustentável com gerenciamento e serviços oferecidos à população, conforme o documento.
Ranking Connected Smart Cities
Há vários conceitos de cidades inteligentes, mas o Ranking nomeado Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma voltada à inovação e construção de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis com os princípios de integração, inovação, colaboração, transparência e foco nas pessoas.
Conceito de Smart Cities
O estudo considera o “Conceito de Conectividade” sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.
Deixe um comentário