Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, Foz do Iguaçu foi a cidade que alcançou o melhor índice de isolamento social no Paraná durante as medidas restritivas imposta pelo Estado. Além disso, possui uma das melhores estruturas de atendimento em saúde no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Em poucos dias serão mais 22 leitos de UTi, totalizando 104 leitos para o atendimento à doença.
O secretário Beto Preto disse que a cidade obteve o melhor índice de isolamento domiciliar de todas as regiões do estado, com quase 50%, por vários dias. “Quero agradecer a população de Foz do Iguaçu que teve uma postura muito proativa. A prefeitura se preparou bem e vem colocando alguns leitos a mais e o Estado tem apoiado”, comentou.
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) destacou a importância da população no enfrentamento da pandemia. “A compreensão da população em respeitar o distanciamento social, aliado aos investimentos na rede pública de saúde tem se mostrado eficazes. Mas, para continuarmos buscando o achatamento da curva de contágio da doença, precisamos da colaboração de todos”.
Estrutura- Antes mesmo do decreto estadual com as medidas contra a covid-19, a cidade já estava preparada para o enfrentamento da doença. Em janeiro foi criado um comitê de enfrentamento, uma linha direta com a Vigilância Epidemiológica para atendimento à população e profissionais do setor, capacitação e regulação da rede de atendimento no município.
Desde então, a prefeitura implantou o plantão coronavírus, ativou novos leitos, construiu uma nova ala em apenas 25 dias, capacitou equipes, contratou novos profissionais de saúde, adquiriu equipamentos e modernizou diversos setores do Hospital Municipal.
A cidade também ampliou o atendimento a pessoas sintomáticas, com uma unidade móvel que percorre os bairros com maior incidência da doença e a Unidade 24 Horas do Porto Meira, que também realiza a coleta do PCR. Em breve, novos 22 leitos serão abertos no Hospital Municipal.
Deixe um comentário