Arquivos

Categorias

Foz do Iguaçu é a sexta cidade do Paraná com maior número de mortes em confrontos policiais

Em levantamento feito pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) divulgado na segunda-feira (24). Foz do Iguaçu está entre as oito cidades com o maior número de mortes decorrentes de ações policiais que resultaram em confronto. Com um total de seis óbitos no primeiro semestre de 2020, a cidade ocupa o sexto lugar no ranking.

Um caso recente de confronto que resultou em óbito, aconteceu na noite de segunda-feira (24) quando dois jovens, irmãos, na tentativa de assaltar um carro com produtos eletrônicos, no Bairro três Lagoas, entraram em confronto com agentes da polícia militar. Os dois foram mortos.

 Um dos objetivos desse controle estatístico, realizado desde 2015, é diminuir a letalidade nas abordagens realizadas pelas equipes de segurança.

Esse levantamento faz parte de uma iniciativa do Ministério Público do Paraná e são constantemente discutidos com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Os casos de confrontos que resultam em mortes não são, inicialmente, tratados como crime, mas passam por investigação para saber se não houve excesso por parte do policial ou policiais envolvidos. 

“O controle feito pelo MPPR é o primeiro passo para a garantia de que nenhuma morte ocorrida em confronto policial fique sem investigação e, na eventualidade de uma execução, os responsáveis sejam punidos”, explicou Leonir Batisti, coordenador estadual do Gaeco. 

Os dados coletados nas investigações são repassados aos comandantes das polícias em reuniões semestrais. “Nessas oportunidades são discutidas medidas conjuntas que possam evitar que tais situações continuem ocorrendo. É bom que se registre que, nessas conversas, tem ficado claro que esses números preocupam também os comandos das polícias”, destaca Batisti.