Entre os resultados positivos que os municípios que implementam o Programa Vida no Trânsito alcançam, existem aqueles municípios que já conseguiram alcançar a meta da Década de Ação pela Segurança no Trânsito. E Foz do Iguaçu é um deles. Com um forte trabalho intersetorial, integração e qualificação de dados e ações planejadas e executadas intersetorialmente, Foz do Iguaçu cumpre a meta da Década de Ação, reduzindo em mais de 55% o número de mortes por acidentes de trânsito.
O município de Foz do Iguaçu implementou o Programa Vida no Trânsito no ano de 2013, e desde então vem realizando grandes avanços na melhoria da gestão da segurança no trânsito da cidade. O Programa atualmente é gerido de maneira tripartite pela Secretaria Municipal de Saúde – SMSA, Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – FOZTRANS e pela Guarda Municipal – GMFI. No ano de 2014, também foi criada a Câmara Técnica de Trânsito por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. O objetivo ela é de promover a integração entre os órgãos que atuam na gestão do trânsito, juntamente com outros entes públicos e privados, promovendo ações de forma conjunta e coordenada, integrada ao funcionamento do Programa Vida no Trânsito no município.
A Equipe PVT de Foz do Iguaçu vem priorizando os princípios propostos pela metodologia do Programa Vida no Trânsito, e também conta com características próprias que contribuem neste processo.
Por ser um município da Tríplice Fronteira, já existe uma forte cultura de integração intersetorial para a realização de iniciativas de desenvolvimento, sendo o trânsito uma delas. Além deste fato, os integrantes da equipe do Programa priorizaram a produção qualificada de informações sobre a dinâmica dos acidentes de trânsito fatais.
Com melhores informações a equipe local passou ainda a fortalecer os processo de planejamento integrado de segurança no trânsito. Com isto, passaram a ser desenvolvidos Programas de segurança no trânsito, direcionados para problemáticas específicas como velocidade excessiva ou inapropriada, consumo de álcool associado ao ato de dirigir, entre outros. Isto tudo fez com que os bons resultados começassem a aparecer, e ainda melhor: continuassem ao longo do tempo.
Redução de mortes no trânsito ao longo dos anos
Os resultados dessas diversas linhas de ação , podem ser comprovados em números, entre os anos de 2011 e 2019. Neste período foi identificada uma redução de 59,1% no número absoluto de vítimas fatais por acidentes de trânsito. Se considerada a taxa de vítimas fatais por 100 mil habitantes a redução é de 60,1%. O gráfico abaixo mostra que no ano de 2011, foram registrados 88 óbitos em acidentes de trânsito, quantidade que foi sendo reduzida gradativamente até chegar ao número de 36 óbitos registrados no ano de 2019. Tendo como ponto de destaque também a verificação de uma tendência continuada de queda na mortalidade.
Leia mais em Vida no Trânsito Brasil
Deixe um comentário