Arquivos

Categorias

Foz do Iguaçu amplia sua política de recuperação e preservação ambiental

reni pereira

A recuperação de espaços públicos e a preservação ambiental de rios, lagos, nascentes e arvores tem sido uma das prioridades da gestão do prefeito Reni Pereira, em Foz do Iguaçu. Nos dois últimos anos o trabalho tem sido constante para a realização e conclusão dos projetos e até o final do ano que vem a população de Foz vai receber novos parques que incluem diversidade de lazer para toda família, aliada à valorização do meio ambiente.

Entre os projetos importantes a destacar está o Plano Municipal de Arborização, elaborado por técnicos especializados da Prefeitura de Foz do Iguaçu e concluído em novembro de 2014. O Plano inclui o diagnóstico da arborização da cidade, com planejamento das árvores que precisam ser retiradas e substituídas, idade das árvores e a previsão para futuros remanejamentos.

O projeto encontra-se em avaliação na Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

“Este era um projeto a ser realizado há mais seis anos pelo Município, nós quando assumimos a gestão assumimos também este compromisso de fazer o estudo necessário para incluir ao Plano Municipal, agora só esperamos o parecer técnico final do Estado para colocarmos em prática”, avaliou o secretário municipal do Meio Ambiente, João Matievicz.

Outro projeto que recebeu destaque no Meio Ambiente foi de “Compensação Ambiental”. O município vem realizando todas as quartas-feiras a doação de mudas de árvores à população, mudas que são plantadas no horto municipal exclusivamente para serem doadas. Em pouco mais de um ano, mais de 14 mil mudas foram entregues à comunidade e o projeto continua.

Dentro das importantes ações da Secretaria do Meio Ambiente outro destaque é a recente inauguração das obras de revitalização do Parque Monjolo, na região do Pólo Centro, que em parceria com a Itaipu Binacional e a Sanepar, transformaram o espaço que antes estava abandonado e era utilizado como ponto para uso de drogas. As obras de revitalização incluíram limpeza do lago, alambrados, academia ao ar livre, pista de caminhada, pergolados, iluminação de LED a primeira a ser utilizada pelo Município em praças e parques públicos, e uma câmera de segurança monitorada pela Guarda Municipal 24 horas, trazendo mais conforto, tranquilidade e segurança aos moradores para a prática de exercícios físicos e como opção de lazer para crianças e toda a família. Assim como o Parque Remador, que recebeu muito incentivo da Secretaria Municipal de Esportes com equipamentos e ala esportiva destinada aos jovens e adultos.

Ainda tem destaque para o início das obras de outros dois parques em Foz do Iguaçu, Parque Brasília, que também em parceria com a Itaipu será mais um atrativo turístico da cidade, em uma área de 32 hectares, o Município prevê transformar em uma nova área de lazer, lá já foram plantadas as primeiras mudas de árvores nativas, simbolizando o começo do projeto. Assim como a limpeza do córrego Brasília, que percorre a extensão de toda área onde será o Parque, na região da Vila C. O 4º parque é o projeto do lago municipal no horto, que também faz parte da Secretaria do Meio Ambiente.

Estão previstos ainda os projetos de mais três mini parques localizados nos bairros São Francisco, Três Bandeiras e Califórnia, projetos voltados à valorização do meio ambiente e agregando qualidade de vida, oferecendo melhores estruturas às famílias iguaçuenses e aos turistas.

A novidade é o projeto “Foz mais Verde”, que deve ser lançado em breve, onde uma equipe vai percorrer os bairros da cidade com um caminhão e todo o material para o plantio das mudas de árvores. A intenção é plantar milhares de mudas e tornar o município ainda mais verde, pensando nas gerações futuras. Esse projeto faz parte do Plano de Arborização e nos próximos dias já terá início na cidade.

“Vejo que nesses dois aos de gestão do Prefeito Reni Pereira muito já foi feito. Assumimo um compromisso sério de fazer um bom trabalho, pensando no melhor à população. Estamos também com projeto de recuperação de rios, dando continuidade ao papel fundamental que temos que é de preservar o nosso verde e à nossa natureza”, enfatizou o secretário João Matievicz.