Arquivos

Categorias

Foz defende lista aberta de candidatos na Marcha de Vereadores, em Brasília

marcha 281113 022

O presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Zé Carlos Neves, defendeu nesta quinta-feira (28), durante o debate sobre a proposta de reforma política na Marcha de Vereadores em Brasília, a manutenção da lista aberta de candidatos nas eleições.

“O atual sistema proporcional brasileiro adota a lista aberta de candidatos. Com a Lista fechadas, corremos o risco de ficarmos à margem do processo, pois as indicações dos candidatos, virão da cúpula dos partidos, esquecendo que somos nós, os vereadores, que conquistamos o respeito e o voto da comunidade”, disse.

“Estaremos amarrados”, reforçou Zé Carlos, que completou: “Peço que avaliem esse item no bojo da Proposta de Reforma e conclamo que votemos contra, mas a favor da Lista Aberta”. Pelo novo sistema, ainda segundo o vereador iguaçuense, o voto é dado a qualquer dos candidatos da lista. E o eleito é aquele que obtiver a maior votação.

Além de Zé Carlos, integram a comitiva iguaçuense os vereadores Paulo Rocha, Rudinei de Moura, Marino Garcia e Darci Siqueira.

O secretário da Comissão de Mobilização para a Reforma Política da OAB, Aldo Arantes, palestrou sobre o assunto chamando para a grande mobilização nacional- capitaneada por mais de 60 entidades civis- a fim de concretizar a Reforma Política e o avanço da democracia brasileira.

Arantes convocou a plenária da UVB para que aprovassem a participação no movimento a fim de, juntos , participarem do Projeto de Iniciativa Popular que pretende que a Reforma Política vigore nas próximas eleições. O projeto precisa coletar 1,5 milhão de assinaturas para que tramite no Congresso.

O presidente da UVB, vereador Gilson Conzatti, colocou em votação a derrubada da lista fechada e, por grande maioria, a plenária aprovou. A participação na Marcha conta com 1,5 mil vereadores de centenas de cidades do país. Assim, a UVB entrará e fortalecerá o movimento das entidades, se sua reivindicação for aceita, caso contrário, a UVB do Brasil, que representa 57 mil vereadores, abraçará a campanha pela permanência da Lista Aberta.

Outros itens que estão em discussão e reavaliação e fazem parte da Proposta de Reforma Política são: Sistema eleitoral majoritário, a Proibição da coligação proporcional e cláusula de barreira, entre outros.

A Marcha se estende até esta sexta-feira (29), com a participação de representantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas, encerrando o evento com a divulgação da Carta de Brasília, que vai traçar ações e campanhas para 2014.