A Câmara de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, poderá aumentar dos atuais 15 para 21 o total de vereadores a partir de 2013.
É o que prevê projeto de lei do vereador Hermógenes de Oliveira (PMDB), que recebeu apoio de Carlos Budel (PSDB), Edson Narizão (DEM), NIlton Bobato (PCdoB), Paulo Rúbio (PDT) e Sérgio Beltrame (PMDB).
A proposta começou a tramitar nesta terça-feira (5) no legislativo municipal.
“A cidade é muito grande e a população precisa de mais representatividade política. Acredito que a população vai acolher essa proposta porque não haverá aumento de despesa e nem de assessores”, afirma o peemedebista.
O “inchaço” é embasado na Constituição Federal. Como Foz tem 256.081 habitantes, se enquadra na faixa que vai de 160 a 300 mil habitantes, podendo estabelecer de nove a 21 edis.
Os legislativos municipais têm até junho do ano que vem para definir o número de vagas.
Na verdade tem um monte de idiotas pela cidade espalhando a ideia de repudio ao aumento do numero de vereadores na câmara ,inclusive querendo inventar um plebiscito.Ocorre que a verdadeira intenção é de impedir a ascensão de “pobres ” ao poder.É isto mesmo,impedir que pessoas sem recursos financeiros possam ser eleitos ,afinal o custo do voto em foz nunca baixou os 100,00 em média a cada eleição e não venham me dizer que fulano ou beltrano não gastou nada pra ser eleito que eu não sou criança e nem leigo.
A câmara de vereadores continuará gastando a mesma razão percentual do orçamento do município em sua manutenção ,seja com 10 20 ou 30 vagas,isto porque o valor será o mesmo.
Mas com 15 vereadores a representatividade dos bairros cai drasticamente a exemplo do que querem os capitalistas de plantão.
Sei que muitos vão defender a ideia de que com 15 apenas 5 serão reeleitos mas, se isto for verdade os 10 que serão substituidos ,quem serão? Serão candidatos com o mesmo perfil dos 5 reeleitos,com muito recursos pra gastar e pouco pra fazer pelo povo dos bairros.
Talvez eu seja apenas um solitario defendendo uma ideia bairrista.
Mais gente pra não fazer nada?
Entendo que mais vereadores para Foz do Iguaçu é um acinte ao povo de Foz do Iguaçu, aí, eu incluído.
Senão vejamos: 15 indivíduos dizem que nos representam na câmara, inclusive um que foi chamado de CALHORDA em público, na frente da mulher e do filho e calou-se e outro que rouba luz na cara-dura.
Representam o quê: para dizer AMÉM aos desmandos do prefeito municipal,”contratar” quatro assessores para servirem única e exclusivamente de cabos eleitorais das “excelências”, empregar uma centena de CC’s para mamar na teta gorda da prefeitura, com isso mais cabos eleitorais e negociatas mil por baixo do pano, acordos espúrios tipo “caracu”, roubar de luz da Copel, fazer negociata com certo orgão público federal por conta do Provopar e outros tipos de desmandos.
Isso é representar o povo? Porque as autoridades maiores permitem esse tipo de desfaçates para com a gente em permitir o aumento do número de vereadores?
Agora querem aumentar mais seis imprestáveis para representar quem e fazer o quê?
É hora do povo tomar vergonha na cara e acabar com essa malandragem rebelando-se contra esse tipo de coisa. Onde estão os órgãos representativos das classes tipo Sindicatos patronais e dos empregados, ONG’s, Acifi, e tal de Tribunal de Contas e etc… Enfim discutir esse tipo de atitude com a sociedade organizada e representativa. Não apregoam suas “excelências” que representam o povo, discutam com o povo então esse ato insano.
Se colocarem mais 100 vagas para “caboclos vereadores mamadores”, só vai ganhar quem tem dinheiro, porque o povo, na sua maioria, tão sem vergonha quanto eles vendem e trocam o povo por quinquilharias.
Isso é simplesmente vergonhoso e revoltante!
Desculpem o meu desabafo!
eu vou pegar pesado e dizer a verdade que muitos politicos de foz tem medo de dizer : Isto que estão fazendo é apenas em obediência ao capitalismo e a maçonaria,estes sim querem oprimir o povão deixando as coisas mais faceis pra eles comandarem.
Pura e simples assim a coisa.
então vamos enganar o povão e dizer que as despesas vão aumentar?
Vamos mentir ao povo e dizer que vai aumentar os assesores?
Vamos dizer ainda que a clase alta que é a unica beneficiada com o numero menor de representantes é quem deve dizer e representar os demais?
Vamos dizer que quem é contra o aumento é bonzinho e esta defendendo a economia municipal e que esta grana que vão gastar a mais (mentira o orçamento será o mesmo) poderá ser gasta na saude?
Vamos dizer ao leitor do site que tem gente boa que gosta de pobre assumindo esta campanha de desinformação?
Talvez a solução seja abaixar os salarios dos vereadores e ai sim vermos quem realmente quer trabalhar para a comunidade,afinal eu a exemplo de muita fgente na cidade,trabalho de graça na APMF de um colegio e isto não é a primeira vez (ja estou fazendo trabalho voluntario a uns 10 anos ou mais) .
Concordo com a reduçao de custos não de vagas ou de representantes independente do trabalho que os atuias estão fazendo ,afinal a culpa é de quem escolheu e daquele que se acha capacitado e honrado e não se candidatou.
Os maus politicos só se elegem porque pagam pra isso e os bons não disputam com eles.
A ACIFI que é a representante do CAPITALISMO na cidade é a principal interessada e beneficiada com esta atual situação.
Me digam qual a grande conribuição que eles deram ao municipio?
M digam que a prefeitura vai deixar de repassar 7% do orçamento geral pra camara.
Me digam que com numero menor de vereadores esta verba não vai capitalizar ainda mais os que lá estão para que se reelejam.
O Perci, dê o nome do CALHORDA, isto muito interessa a todos nós iguaçuenses, abraços e continue assim sempre combativo e expondo suas opiniões.
Isso mesmo ,dê nomes aos bois e quem sabe o “iguaçuense resolva deixar o anonimato…
Aposto que funcionários públicos também não se expõem aqui.
vamos abrir os olhos da sociedade e lutar pela redução do repasse para a camara e não das cadeiras…