Arquivos

Categorias

FOZ DÀ AS COSTAS AOS RIOS PARANÁ E IGUAÇU

Deu no O Globo:

Duas realidades opostas compõem o mapa geográfico da Tríplice Fronteira. Na Argentina, empreendimentos de luxo prosperam às margens do Rio Iguaçu, em plena área de mata nativa. No Brasil, a orla do Rio Paraná é dominada por moradias irregulares e operações noturnas de narcotraficantes. As decisões políticas passadas pesam no cenário atual.

Os argentinos preservaram boa parte da mata nativa à beira do Rio Iguaçu e conseguiram conter a ocupação irregular. No Brasil, a história é diferente. A barranca do Rio Paraná começou a ser tomada por moradias irregulares a partir de 1970, impulsionada pelo boom populacional desencadeado pela construção da hidrelétrica de Itaipu. A população de Foz do Iguaçu, de 33.970 habitantes em 1970, passou para 136.320, em 1980.

Com a beira do Rio Iguaçu preservada, os argentinos conseguiram colher frutos e preparar um cenário ideal para atrair investimentos milionários na atualidade, além de acomodar os turistas que visitam as Cataratas do Iguaçu. Assim, surgiu um projeto do governo de Misiones, província vizinha ao Paraná, detentor das terras: um megacomplexo turístico com 45 empreendimentos, entre hotéis, quadras de golfe e parques temáticos. O condomínio, ‘ecologicamente correto’ começou a ser construído há quatro anos em uma área de 600 hectares, em Puerto Iguazú, cidade vizinha a Foz do Iguaçu.

LEIA MAIS