Fruto do bom movimento de férias, o setor de serviços foi o que mais se destacou, sendo responsável por quase todas as oportunidades ofertadas no período
Sinalizando um bom cenário para a economia, Foz do Iguaçu começou o ano de 2023 com a abertura de 310 vagas de emprego no mês de janeiro. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O corresponde a diferença entre 3.394 contratações, frente a 3.084 demissões.
Fruto do bom movimento de férias, o setor de serviços foi o que mais se destacou, sendo responsável por quase todas as vagas abertas no período (319). O segundo lugar ficou com a construção civil, que abriu 87 contratações e caminha para uma nova retomada e avanço de obras depois de alguns meses de estagnação.
A indústria também abriu oportunidades em Foz, ofertando 33 vagas. Apenas o comércio sofreu prejuízo considerável, com a perda de 126 postos de trabalho com carteira assinada. Este cenário, entretanto, pode mudar em breve já que as datas festivas como a Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais costumam movimentar o comércio e, consequentemente, ajudam a expandir a oferta de trabalho.
No ano passado Foz criou um total de 2.881 empregos, sendo estes o resultado de 37.002 contratações, ante 34.121 demissões. Embora positivo, o volume ficou bastante abaixo do que foi registrado em 2021, quando o ano terminou com mais de 4,2 mil contratações formais.
O resultado foi uma consequência de diversas oscilações durante o ano, que começou de forma positiva, mas também apresentou meses com grandes perdas. O mais significativo foi em dezembro, que encerrou mais de 700 vagas, muitas delas oriundas de contratações temporárias para atender a demanda de Natal e Ano Novo.
Fonte: Cabeza News
Deixe um comentário