Ademar Traiano
Entre 30 de novembro e 2 de dezembro, a Assembleia Legislativa do Paraná se deslocou em peso para Foz do Iguaçu para o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020, realizado no Rafain Hotel.
Foi um evento de dimensão única. Nada menos que 372 prefeitos, ou 93% dos comandantes dos 399 municípios do Paraná, participaram do encontro. Mais de 30 deputados estaduais, o governador Beto Richa, os secretários estaduais, 2 ministros de Estado, o da Saúde, Ricardo Barros e o das Cidades, Bruno Araújo. Um total de 1800 participantes.
Gestores municipais de primeiro mandato, recém-eleitos, tiveram a valiosa experiência de manter contato com deputados, com o governador e ministros. Anteciparam seus pleitos, aprenderam o caminho das pedras, em cursos, oficinas, workshops e na prática. Não foram poucos que saíram de Foz com demandas encaminhadas.
Esse é um momento muito importante para o municipalismo do Paraná. Depois de muitos anos de hostilidade e perseguição pura e simples do governo federal, por conta de questões ideológicas e paroquiais, a presença de dois ministros no encontro foi uma demonstração de que o Paraná está vivendo um novo momento em sua relação com a União.
Encerrando com chave de ouro, o governador Beto Richa anunciou a liberação de R$ 300 milhões, a fundo perdido, para municípios com menos de 50 mil habitantes.
A participação da Assembleia nesse evento fortaleceu a bandeira do municipalismo, que sempre foi a nossa luta.
Ademar Traiano é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e presidente do PSDB do Paraná
Deixe um comentário