Por Ruth Costas, em O Estado de S. Paulo:
O lançamento do filme do cineasta americano Oliver Stone sobre Hugo Chávez foi recebido com indignação pelos críticos do presidente venezuelano em seu país. O documentário South Of the Border (Ao Sul da Fronteira, em tradução livre) – que, segundo Stone, é uma resposta à "hostilidade gratuita da mídia internacional" contra Chávez – foi apresentado no Festival de Veneza na segunda-feira.
O presidente venezuelano assistiu à sessão ao lado de Stone e do escritor anglo-paquistanês Tariq Ali, um dos roteiristas. "Chávez é um herói, um fenômeno", disse o cineasta, num momento em que o líder venezuelano é acusado em seu país de perseguir a oposição, cercear a liberdade de imprensa e sufocar a iniciativa privada.
As reações ao filme começaram na internet. Alguns comentários em blogs e sites de notícias eram furiosos. "Oliver Stone devia viver uns meses em Caracas, ao lado de uma família comum, para ver a realidade do socialismo na Venezuela", escreveu um leitor, identificando-se como Carlos Valderrama, no site do jornal El Universal. (Leia mais)
Deixe um comentário