O deputado federal João Arruda acompanhou, na segunda-feira (02), a apresentação do filme que irá representar o Paraná e o Sul do Brasil, em uma competição nacional promovida pelo Facebook e a ONG Recode. “É uma obra produzida pelos alunos com a brilhante orientação do professor Danicio Soares”, ressaltou.
A produção, da Escola Estadual José Pavan, foi selecionada pelo projeto Cineastas 360º organizado em parceria com a organização Digital Promise Global. A iniciativa capacita estudantes e educadores de escolas públicas do país para o uso da tecnologia em peças que retratem questões relevantes as suas comunidades.
De acordo com João Arruda, Jacarezinho é motivo de muito orgulho para todos. “Essa cidade, que tem atores talentosos como a Grazi Massafera e o Felipe Palhares, e agora uma nova geração de jovens artistas. Espero que esse projeto sirva como estímulo para que eles produzam mais filmes”, disse.
O deputado lembra que, ao longo do projeto, os estudantes aprendem a desenvolver roteiros, filmar usando tecnologia 360º e fazer a edição de seus vídeos. “Vamos trabalhar para que esses instrumentos sirvam como modelo para que possamos reproduzir, por meio do Poder Público e em diversas cidades do Brasil, laboratórios de informática e também de produção de filmes de forma que esses jovens possam explorar os seus talentos”, ressaltou.
A melhor produção e seus idealizadores, por região, serão levados a um grupo de jurados em evento na Estação Hack, em São Paulo. “Parabéns Jacarezinho e obrigado diretor Adalberto Aparecido Marques e vereadores Fulvio Boberg, Patrícia Martini e Nilton Stein pela acolhida nessa tarde no Colégio Estadual José Pavan”, completou João Arruda.
Panorama
Ao todo, cinco escolas foram selecionadas – além de Jacarezinho, unidades de ensino de Macapá (AL), Goiânia (GO), Santa Rita do Sapucaí (MG) e Zabelê (PB). Cada uma recebeu um kit doado pelo Facebook com headsets, tripés, smartphones, câmeras 360º, softwares e materiais didáticos.
A cidade selecionada receberá o Festival Regional Cineastas 360º que elegerá o melhor filme produzido por escola. Os melhores curtas participarão da edição nacional do Festival, que vai indicar o vencedor. As obras serão ainda publicadas na página do Facebook Brasil.
Leia mais sobre o projeto no site http://recode.org.br/cineastas360
AQUI para ver mais fotos da agenda
Deixe um comentário