Arquivos

Categorias

FHC ENSINA MAQUIÁVEL: ‘ÀS VEZES, O PRESIDENTE DEVE MENTIR’

Por Claudio Leal, no portal Terra:

Florença e Brasil, Maquiavel e FHC: o ex-presidente com Lilia Moritz Schwarcz e Lygia Fagundes Telles no lançamento de O príncipe pelo selo ...Cercado de intelectuais no Cultura Artística Itaim, em São Paulo, na noite desta segunda-feira, 9 de agosto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recolhe elogio temporão pela conferência de abertura da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), na homenagem ao sociólogo pernambucano Gilberto Freyre. "Só se fala no senhor. Todos gostaram!", afaga um conviva, durante o coquetel de lançamento da parceria Penguin-Companhia das Letras.

Com a presença de Lygia Fagundes Telles, João Moreira Salles, Lilia Moritz Schwarcz, Eduardo Gianetti da Fonseca e Matinas Suzuki Jr., as editoras lançaram "O príncipe", de Maquiavel, "Pelos olhos de Maisie", de Henry James, "Essencial Joaquim Nabuco" e "O Brasil Holandês" (organizado por Evaldo Cabral de Mello).

Autor do prefácio de Il principe, o "príncipe dos sociólogos" lustra a modéstia, segurando uma taça, perto de entrar no auditório para uma conferência sobre Nicolau Maquiavel (1469-1527): "Não sei o que vou falar. Já está tudo aqui". Rosto lavado, aprumado num terno cinza, FHC ouve o editor Luiz Schwarcz chamá-lo de "um clássico":

– …O presidente que, em si, já é um clássico da sociologia brasileira…

Na hora do solilóquio, o líder do PSDB sobe as escadinhas do palco e comprime o ego:

– Não sou clássico coisa nenhuma!

Depois de Casa Grande & Senzala, ele marcha no agosto literário com a República de Florença & Machiavelli. Dispõe-se a não chatear a plateia.

– Outro dia, Gilberto Freyre deu mais trabalho que Maquiavel. (Leia mais)

Siga o blog no twitter