Curitiba vai receber durante a Corrente Cultural/Virada Cultural 2013, em novembro, a mostra de Artes Visuais e Cinema “Festival Fellini”, alusiva ao cineasta italiano Federico Fellini, considerado pelos críticos um dos maiores diretores da história do cinema.
O Festival, realizado pela Cava Produções, Prefeitura, Fundação Cultural e Consulado Italiano de Curitiba, homenageia os 20 anos da morte do “maestro”, ocorrida em 31 de outubro de 1993, e também os 50 anos do filme Oito e Meio, ambos lembrados em vários eventos no Brasil e na Itália.
Circo-Cinema
A mostra reúne em quatro espaços tradicionais da cidade (Palácio Garibaldi, Cinemateca, Museu Guido Viaro e Memorial de Curitiba) filmes, documentários, fotografias originais, livros, cartazes e reproduções de desenhos do artista, que remontam o universo cinematográfico, vida e obra de Fellini, além de promover debates e um recital de música em homenagem ao compositor Nino Rota.
Bistrô
Durante a semana do evento, o restaurante Bistrô Carmina vai criar um menu especial em homenagem a Fellini, com base no livro de receitas de Giulietta Masina e de Maddalena Fellini, respectivamente esposa e irmã do cineasta.
“São 20 anos com Fellini, a homenagem celebra a vida, a obra, o universo cinematográfico, chamado de circo-cinema por Fellini, incluindo uma boa dose de emoção de um curador-fã, apaixonado pela obra do cineasta”, disse Antonio Cava, organizador, colecionador e curador da mostra Festival Fellini.
Abertura
O evento de abertura ocorrerá no dia 2 de novembro, às 18 horas, no Palácio Garibaldi, com entrada franca e classificação livre. A retirada de ingresso será no local uma hora antes. A cerimônia será marcada pela projeção de um curta de 30 minutos sobre Federico Fellini e bate-papo com convidados e público sobre a filmografia do cineasta.
Na sequência, haverá recital acústico com a Banda Wandula – Edith De Camargo (Vocal e Acordeom), Marcelo Torrone (Piano) e Ana Paula Cervellini (Violino e Viola), que exibirá arranjos inéditos em homenagem às trilhas sonoras dos filmes de Federico Fellini, criadas pelo compositor Nino Rota. O espaço também recebe as exposições de 40 fotografias das agências de Jornalismo “ADN Kronos” e “Agenzia Giornalistica Itália” e de livros sobre o cineasta, entre eles o famoso “Il Libbro dei Sogni” (o Livro dos Sonhos).
Divulgação Festival Fellini
Antonio Cava
(Organizador/Curadoria)
(41) 99944580
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.