Duas peças que fazem parte do Festival de Teatro de Curitiba foram premiadas no Prêmio Shell 2012. Dani Barros (deEstamira – Beira do Mundo) e a Christiane Jatahy (de Julia) foram escolhidas melhor atriz e melhor diretora, na premiação realizada na terça-feira à noite (13 de março), no Rio de Janeiro.
Dentre os mais de 40 indicados, juntando as premiações Rio de Janeiro e São Paulo, onze espetáculos estarão no Festival de Teatro de Curitiba, que completa 21 anos nesta edição.
Dani foi uma das mais aplaudidas da noite e concorreu com Claudia Netto (Judy Garland – O Fim do Arco-Íris) e Vera Holtz (Palácio do Fim), ambos espetáculos participantes do Festival.O espetáculo protagonizado por Dani é inspirado no documentário homônimo de Marcos Prado, vencedor de 23 prêmios internacionais.
Chistiane Jatahy foi premiada pelo espetáculo Julia, inspirado no romance Senhorita Julia, de August Strindberg. Sua montagem aproxima teatro e cinema, com projeções de partes da peça e ação no palco, paralelamente.
Os filmes mostram pontos de vista diferentes da mesma cena, enriquecendo o debate sobre os vários ângulos de uma mesma história. Julia concorreu comPalácio do Fim, dirigido por José Wilker.
O Festival de Teatro de Curitiba abrigará, também, mais nove espetáculos indicados ao Shell: Obituário Ideal, autoria de Rodrigo Nogueira; Ato de Comunhão, monólogo, de Lautaro Vilo; o já citados: Palácio do Fim, de José Wilker, e Judy Garland – O Fim do Arco-Íris; Rosa, de Ana Paz, estrelando Débora Olivieri; Luis Antonio – Gabriela, de Nelson Baskerville; O Jardim, de Leonardo Moreira; O Idiota – Uma Novela Teatral, dirigido por Cibele Forjaz e Oxigênio, de Ivan Viripaev, que participará do FRINGE.
Fonte: Assessoria Festival de Teatro de Curitiba
Deixe um comentário