Gazeta do Iguaçu
A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, inaugura hoje (terça-feira, 18) o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) no Jardim Guarapuava e o Centro da Juventude no Jardim Naipi. “São dois importantes equipamentos que ampliam o atendimento, principalmente, às crianças e aos jovens de Foz do Iguaçu”, disse Fernanda que participa ainda da abertura do Encontro de Gestores Municipais da Assistência Social da Região Sul.
O Caps foi construído com recursos do Fundo Estadual da Infância e Adolescência, através do Projeto Atitude, e vai oferecer acompanhamento clínico e de reinserção social a crianças e adolescentes, de 6 aos 14 anos, que sofrem com algum tipo de transtorno mental.
Uma equipe de médicos, enfermeiras e psiquiatras passa a atender em oito consultórios, salas de terapias ocupacionais e oficinas terapêuticas. O local vai oferecer ainda tratamento ambulatorial (com internações somente quando necessário), acompanhamento das famílias através de grupos de orientação. A capacidade é de 40 atendimentos por dia.
Jovens – Já o Centro da Juventude é o décimo oitavo entregue pelo Governo do Paraná. O espaço, destinado aos jovens, recebeu investimentos de R$ 2,7 milhões. “O local amplia as atividades esportivas, culturais e profissionalizantes, permite o atendimento dos jovens que vão usufruir de práticas essenciais para a melhoria da qualidade de vida”, disse Fernanda.
O espaço de 4,5 mil metros quadrados conta com salas multiuso, quadra poliesportiva, pista de skate, teatro de arena, sala multimídia, biblioteca, auditório, rádio comunitária, estúdio de gravação e piscina semiolímpica. O centro terá aulas de informática, artes, teatro, fantoche, dança, ginástica rítmica e xadrez.
Para todo o Estado está programada a construção de 29 centros da juventude. Os recursos na ordem de R$ 74 milhões são do Fundo da Infância e Adolescência, aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.
Já foram entregues as unidades de Apucarana, Cambé, Cascavel, Lapa, Maringá, Palmas, Paranavaí, Pitanga, São Mateus do Sul, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, Campo Largo, Pinhais, Castro e agora Foz do Iguaçu.
Quero parabenizar as primeiras damas: Fernanda Richa (Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social), e Claudia Pereira (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Foz do Iguaçu), mulheres inteligentes que acompanham seus maridos num projeto para um Paraná melhor e assim representando a sociedade e a todas as mulheres, Deus as abençoe nessa nova e longa jornada.