Arquivos

Categorias

Fernanda Richa destaca participação das mulheres no agronegócio do Estado

fernanda-richa (2)A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, destacou nesta terça-feira, 9, em Maringá, a contribuição das mulheres agricultoras e agroempresárias para o desenvolvimento do Paraná. “O Paraná gera 18% da produção nacional de grãos e é o terceiro maior exportador do agronegócio, criando milhares de empregos diretos e indiretos ao longo da cadeia produtiva. Este ano teremos, mais uma vez, safra recorde no Estado e as cooperativas agropecuárias preveem um crescimento de mais de 15% no faturamento”, disse.

Ela participou do Encontro de Mulheres que fazem a diferença no Agronegócio Brasileiro, evento que integra a programação da 45ª Expoingá e também que comemora o aniversário de 70 anos de Maringá. Aproximadamente 200 agroempresárias estiveram presentes.

Fernanda Richa disse ter certeza que grande parte deste sucesso se deve à contribuição e ao trabalho das mulheres, no campo e nas cidades. “Com ousadia e coragem, elas ocuparam seu espaço e participam de forma cada vez mais ativa na composição da renda familiar. Hoje são reconhecidas como profissionais em qualquer área e podem contribuir cada vez mais porque têm competência”, enfatizou.

APOIO – Fernanda Richa também falou sobre as ações da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, que tem seu braço de atuação junto aos agricultores familiares por meio do programa Família Paranaense.

“Além do acompanhamento familiar e da transferência direta de renda, o programa oferece um benefício de até R$ 3 mil para quem vive da agricultura familiar”, explicou ela. “Com o valor que recebem, as famílias podem aumentar a produção, investir em novas plantações, enfim, mudar a situação em que vivem e buscar sua emancipação”, disse Fernanda Richa.

A secretária se referiu ao Renda Agricultor Familiar, benefício implantado em 2015, que chegará às famílias de 156 municípios do Estado ainda neste ano. O investimento total será de R$ 14 milhões com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de 5,6 mil famílias até 2019.