Arquivos

Categorias

Feriadão levou mais de 17,5 mil turistas ao Complexo Turístico de Itaipu

Números contemplam as visitas turísticas e institucionais das margens brasileira e paraguaia

itaipu

O feriadão de carnaval lotou as atrações turísticas da usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira do Brasil com o Paraguai. De 6 a 10 de fevereiro (incluindo a quarta-feira de Cinzas), 17.520 pessoas visitaram a usina, avanço de 0,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os números contemplam as visitas turísticas e institucionais das margens brasileira e paraguaia.

O dia de maior movimento foi a segunda-feira (dia 8), quando apenas o Complexo Turístico Itaipu (CTI) – visitas pagas, do lado brasileiro – contabilizou 3.574 turistas, volume 21,48% superior em relação ao carnaval de 2015.

A maioria dos visitantes, de acordo com o CTI, foi de brasileiros – 89,49% do total. Os estrangeiros somaram 1.500 pessoas, incluindo 359 dos demais países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela). Para atender a demanda, o setor operou com reforço na estrutura, com mais atendentes e ônibus extras.

As visitas institucionais, coordenadas pela Divisão de Relações Públicas da margem brasileira, são gratuitas e restritas a empresas, instituições, centros de pesquisas, universidades e escolas. No lado paraguaio, as visitas institucionais somaram 1.261 pessoas e as turísticas, 1.802.

Novidade – Neste carnaval, os turistas que visitaram Itaipu encontram uma novidade. Desde o dia 1º, as paradas da Visita Panorâmica no Mirante Central da usina e no Porto Kattamaram (de onde pode se observar o lago de Itaipu) são livres, sem horário de retorno marcado.

Em ambos os pontos, o turista pode descer do ônibus e ficar o tempo que quiser para aproveitar a infraestrutura, como bistrô e loja de souvenir (no Mirante Central) e restaurante e um amplo deck para admirar o lago (no Porto Kattamaram).

Outra boa notícia foi o vertedouro da usina, que abriu nos cinco dias do feriadão – propiciando um espetáculo extra aos visitantes. O dia de maior vertimento foi o domingo (com vazão média de 2.678 metros cúbicos por segundo).