Os 54 Faróis do Saber em funcionamento na capital paranaense serão abastecidos com energia captada por painéis fotovoltaicos (solar) dentro da proposta de governo para uso de fontes limpas e renováveis de energia, do candidato do PMDB a prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
“Vamos usar painéis fotovoltaicos para a geração de energia limpa na iluminação dos faróis”, garantiu o candidato. E completou: “Vou reacender os Faróis do Saber!”, ao mencionar um novo conceito para o funcionamento dos espaços públicos.
Ampliação
O plano de Greca pretende ainda ampliar o uso dos módulos. Assim, os Faróis do Saber reestruturados, modernizados e informatizados, irão abrigar novas tecnologias. Nessa proposta, as bibliotecas existentes serão adaptadas às novas necessidades dos jovens com acesso a livros digitais, bibliotecas e museus virtuais do Brasil e do mundo.
Com um eBook, por exemplo, é possível carregar milhares de livros em um pequeno aparelho e ter acesso a vários títulos ao mesmo tempo. Além de desenvolverem a arte de ler e pensar, os Faróis do Saber serão estruturas importantes para as atividades relacionadas aos projetos culturais e educacionais das escolas do município.
Oficinas digitais
O “Farol do futuro” contará com acesso gratuito à internet e Wireless estendida ao entorno, acervo de livros e periódicos atualizados, biblioteca digital, cursos e oficinas relacionados à literatura e comunicação, módulo da guarda municipal em vigilância permanente nas torres, paraciclos e painéis foto-voltaicos para a geração de energia limpa na iluminação dos faróis.
“Os novos Faróis do Saber sinalizam o futuro para os jovens curitibanos”, salientou Greca.
Deixe um comentário