da Gazeta do Povo
Informações da Copel apontam que 548 mil consumidores do Paraná ficaram sem energia elétrica por 1h35 na tarde desta terça-feira (4). Todas as regiões do estado foram afetadas, além de outras cidades das regiões Sul e Sudeste. Mais de um milhão de consumidores ficaram sem energia em todo o país.
A falha teve início às 14h03, quando foi interrompido parte da transmissão de energia entre o Norte e o Sudeste do país. No Paraná a falta de energia só terminou às 15h38, quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) autorizou a estatal paranaense a religar o sistema.
Segundo os dados, 13% dos consumidores paranaenses atendidos pela Copel foram afetados pelo apagão. A energia de todos os consumidores no Paraná já foi restabelecida, de acordo com a empresa. A Eletropaulo informa que o fornecimento foi normalizado em São Paulo. No Rio, 600 mil clientes foram prejudicados, segundo a Light.
Em Santa Catarina, o apagão atingiu diversas cidades. De acordo com a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), 11% das unidades atendidas ficaram sem energia. No Rio Grande do Sul, 11 municípios ficaram sem luz na área atendida pela RGE, uma das distribuidoras de energia no Estado e que atende 264 municípios. A distribuidora diz que a falta de luz foi parcial, atingindo apenas alguns bairros de cada cidade. Às 16h, tudo já havia sido normalizado.
Impacto
O Ministério de Minas e Energia, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informaram estar ciente do problema e que ainda estão tentando dimensionar o impacto. O problema, de acordo com o ONS foi corrigido, mas ainda não houve tempo hábil para religar todas as áreas afetadas.
A falha foi causada por uma perturbação na distribuição de energia pelo Sistema Interligado Nacional, que interrompeu o fluxo de energia de 5 mil MW entre as regiões Sul e Sudeste com a região Norte.
Deixe um comentário