Acesso de moradores e turistas à nova faixa de areia (agora com 100 metros) da praia de Caiobá, em Matinhos, está liberado. Após cerca de um mês e meio (cerca de um mês antes do previsto), a dragagem realizada durante as Obras de Recuperação da Orla de Matinhos mudou o cenário local e após análises constatou-se que a areia já está estabilizada e as pessoas podem usufruir da praia normalmente.
A dragagem na praia de Caiobá teve início no dia 25 de junho e foi finalizada no dia 17 de julho em um trecho de 1,8 km de extensão (que compreende a altura do Canal da Avenida Paraná até o Pico de Matinhos), com o acréscimo de um milhão de metros cúbicos de areia.
Entretanto, as pessoas que querem aproveitar a praia devem ficar atentas à sinalização, pois mesmo com a areia liberada para uso público, outras obras seguem em andamento na região, o que impede o acesso à areia por toda a orla. Os acessos à praia estão restritos pelas obras de paisagismo que já iniciaram na orla e também pela construção do Espigão no Pico de Matinhos.
Engorda avança em balneários
Nos Balneários de Matinhos, moradores e visitantes também encontram acessos à praia interditados devido às obras de dragagem (a mesma que alargou a praia de Caiobá). A draga Galileo Galilei está atualmente no Balneário Riviera e já realizou o alargamento da faixa de areia em mais de 300 metros de extensão, desde o Balneário Flórida.
A dragagem deve ser finalizada no mês de novembro e a liberação da praia para uso público ocorre somente após a estabilização da areia, de acordo com os estudos técnicos.
Engorda da orla
A obra abrange uma série de intervenções, entre engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias. O investimento é de R$314,9 milhões em um trecho de 6,3 km de extensão (da praia de Caiobá até o balneário Flórida).
Fonte:TribunaPr Uol
Deixe um comentário