Arquivos

Categorias

‘Explicar o inexplicável’, diz Miriam Leitão sobre a compra da Petrobras

2103-miriam

A compra de uma refinaria velha em Pasadena (EUA) por um preço muito maior que o que ela tinha sido vendida. É tentar. “É explicar o inexplicável. A compra feita pela Petrobras tinha tudo para dar prejuízo.” É opinião de hoje de Miriam Leitão. Confira.

Como que uma empresa importante como a Petrobras, que tem técnicos tão eficientes e competentes em todas as áreas, inclusive na financeira, aceita fazer um negócio que qualquer pessoa percebe que é um negócio danoso.

Se a empresa comprou por US$ 42 milhões uma refinaria velha, a Petrobras comprou metade disso, um ano depois, por US$ 360 milhões e ainda assinou um contrato à parte dizendo que se houvesse conflito entre as partes compraria a outra metade por esse preço exorbitante.

Se tem isso no contrato obviamente tudo leva a crer que um lado vai querer o conflito. Se elas brigassem, a Petrobras tinha que comprar a outra metade. Isso levou ao conflito.

O mais importante é que a Petrobras não investigou ou, se investigou, não prestou contas aos seus acionistas e contribuintes brasileiros, sobre como ela comprou uma empresa velha por esse preço exorbitante. O caso surge porque as dúvidas permanecem, não foram dadas explicações.

A presidente Dilma era presidente do conselho, assinou e concordou. A nota do Palácio é que ela não viu esses contratos paralelos, mas os jornais dizem que tudo isso foi colocado à disposição de todos os membros da diretoria de administração.

O diretor que aprovou o contrato continua na Petrobras, diretor de outra área na BR distribuidora. Ninguém foi punido. Nada é explicado. É preciso que o governo e a Petrobras expliquem isso.