Arquivos

Categorias

EX-SERVIDOR DIZ TER SIDO FANTASMA DA PREFEITURA DE CURITIBA EM ESQUEMA DE DESVIO DE RECURSOS

Por Karlos Kohlbach na Gazeta do Povo:

O ex-servidor da prefeitura de Curitiba Rodrigo Oriente afirma ter sido funcionário fantasma da administração municipal, durante quase um ano, como parte de um esquema de repasses de recursos para Alexandre Gardolinski, coordenador do Comitê Lealdade de dissidentes do PRTB pró-Beto Richa. Oriente é quem apresentou denúncia na Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná de um suposto esquema de compra de apoio eleitoral e de caixa 2 na campanha de 2008 do prefeito Beto Richa (PDSB).

A revelação de que nunca trabalhou na administração municipal foi feita pelo próprio Oriente no depoimento que ele prestou na Procuradoria Eleitoral, na terça-feira. Segundo a prefeitura, o ex-servidor esteve nos quadros do município por nove meses, entre abril e dezembro do ano passado.

Oriente afirmou ainda, no depoimento, que sua contratação na prefeitura, datada de 1º de abril de 2008, ocorreu como parte de um esquema que envolveu a saída de Alexandre Gardolinski dos quadros da administração municipal, um dia antes. Gardolinski pediu demissão da prefeitura para se candidatar a vereador – candidatura da qual, meses depois, ele iria desistir porque a direção estadual do PRTB, seu partido na ocasião, havia decidido apoiar o então candidato a prefeito Fabio Camargo (PTB).

Rodrigo Oriente, que também trabalhou para o Comitê Lealdade de dissidentes do PRTB, afirmou no depoimento que repassava integralmente o salário que recebia da prefeitura – de quase R$ 3 mil mensais – a Gardolinski. O objetivo, segundo ele, era fazer com que Gardolinski, mesmo afastado da prefeitura, continuasse a ter rendimentos. O depoimento não diz se alguém da prefeitura sabia do acerto. O fato, porém, segundo Oriente, é que ele nunca apareceu para trabalhar. (Leia mais)