Arquivos

Categorias

Ex-secretários e gestores do turismo são homenageados em Foz do Iguaçu

Os ex-secretários e gestores do turismo foram homenageados em Foz. Uma Galeria de Honra, instalada no Centro Municipal de Turismo, foi inaugurada pela Secretaria Municipal de Turismo. A iniciativa faz parte do “Projeto Memória – 100 anos de Turismo”. Os dirigentes que atuaram no setor desde 1979 receberam um certificado. Durante o evento, também foram homenageados integrantes da entidades que fazem parte da Gestão Integrada, responsável pela união do trade turístico e setor privado na transformação da imagem do destino.

O secretário de Turismo, Felipe Gonzalez, lembrou que a dedicação dos ex-secretários e dirigentes foi fundamental para consolidar a caminhada do turismo local dentro do cenário nacional.

“É uma forma de agradecimento porque o trabalho dessas pessoas representam passo a passo a conquista do atual sucesso do turismo. Hoje, com a Gestão Integrada, conseguimos ser um dos melhores destinos do país, principalmente em infraestutura turística. Foz possui uma das melhores redes hoteleiras do país (quarta em número de leitos), uma malha aérea com 27 voos diários e dois dos mais fantásticos atrativos do mundo: Cataratas do Iguaçu e Itaipu Binacional”, destacou Gonzalez.

Satisfação – O primeiro a receber um certificado foi Clementino Consentino Neto. Ele chegou a Foz em 1977, quando iniciou o trabalho a frente da Paraná Turismo, que representava o setor naquela época. Permaneceu no cargo até 1981. Neto reside em Curitiba e ainda atua na Paraná Turismo na área de marketing.

“É uma lembrança que deixa o coração cheio de satisfação. É muito bom reencontrar amigos e fazer parte da história do turismo de Foz, setor que hoje destaca-se no mundo, graças ao bom trabalho da atual gestão”, agradeceu.

Também fazem parte da Galeria de Honra dos ex-secretários: Sergio Lobato, Homero Girelli, Luiz Guilherme Faria de Siqueira, Névio Rafagnin, Antonio Hernandez Gonzalez Junior, Salvador Ramos, Miguel Augusto, Neuso Rafagnin, Airton José de Jesus, o atual prefeito Paulo Mac Donald e o secretário Felipe Gonzalez.

No descerramento da galeria dos ex-gestores do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o ex-prefeito entre 1963 e 1969, Ozires Santos, foi bastante aplaudido por ressaltar que o “turismo une, foi e sempre será maior do que os interesses, pois é a partir dele que a cidade cresce, desenvolve e gera milhares de empregos”.

Para o presidente do Comtur, Paulo Angeli, o pensamento do ex-prefeito “simboliza a união da Gestão Integrada na cidade e também do Conselho em sempre defender os interesses do setor e para o que for melhor para Foz”, completou.

Otimismo – O presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, acredita que o Destino Iguaçu ocupará, no próximo ano, a terceira posição no ranking da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções). Hoje a cidade figura entre os cinco primeiros no país, e lidera entre as não capitais, ainda de acordo com o ranking.

“Tenho certeza que Foz estará atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro na lista da ICCA em 2013. A atual média de 600 eventos por ano vai aumentar e até 2014 a cidade contará com uma rede hoteleira ainda mais preparada com aproximadamente 27 mil leitos para receber os turistas que aportarão no país para acompanhar a Copa”, enfatizou Piolla.

“Está mais que claro o sucesso deste trabalho realizado ao longo destes cino anos de gestão integrada. Todos desempenhamos bem nossos papéis e este trabalho que não acaba por aqui, temos muito a conquistar para nossa cidade e região”, comentou o presidente do Iguassu Convention Visitors e Bureau, Mauro Sebastiany.

Durante o evento foram homenageados representantes das entidades que compõem a Gestão Integrada, formada pela Secretaria de Turismo, Comtur, Iguassu Convention Visitors e Bureau, Itaipu Binacional, e também gestores de atrativos turísticos e empresas do setor.

Com informações do Foz Notícia