Ex-presidente deu entrada no hospital pouco depois das 17h, queixando-se de fadigas. Desde o fim de outubro do ano passado, o petista luta contra um câncer na laringe
da Gazeta do Povo
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi internado no fim da tarde deste sábado, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa, Lula deu entrada na unidade hospitalar pouco depois das 17, se queixando de “perda de apetite e fadigas”. Desde o fim de outubro do ano passado, ele luta contra um câncer na laringe.
Após uma avaliação preliminar, os médicos optaram pela internação do ex-presidente. Segundo o primeiro boletim médico, foi constatada apenas presença de inflamação de mucosa da laringe e esôfago, decorrentes da radioterapia. “A equipe médica optou por internação hospitalar para observação e intensificação das medidas de suporte nutricional, fisioterápicas e fonoaudiológicas”, diz a nota, assinada pelo diretor técnico do hospital, Antonio Carlos Onofre de Lira, e pelo diretor clínico, Paulo Cesar Ayroza Galvão.
O boletim ressalta que o estado de saúde de Lula é bom e que não há alteração no plano de tratamento. O ex-presidente é assistido por uma junta coordenada por três médicos do Sírio-Libanês.
Na sexta-feira (10), Lula não esteve presente à comemoração de 32 anos de fundação do PT, em São Paulo. Em carta publicada no Instituto Lula, o ex-presidente justificou a ausência, mencionando que o tratamento de saúde pelo qual ele passa, combatento um câncer, “entrou em sua etapa final”. “Devo manter a rigorosa disciplina seguida até agora, para que a cura seja completa e eu volte o mais rápido possível à militância social e política que tanto nos apaixona e mobiliza”, prossegue Lula.
O câncer de Lula
No dia 29 de outubro de 2011, uma série de exames realizada pelo Hospital Sírio-Libanês diagnosticou um câncer maligno na laringe do ex-presidente. A junta médica que atendeu Lula optou pelo tratamento quimioterápico e radioterápico.
Deixe um comentário