Arquivos

Categorias

Ex-ministro Marco Aurélio Mello abre evento sobre eleições no UniCuritiba

Ex-ministro Marco Aurélio Mello abre evento sobre eleições no UniCuritiba Para discutir os aspectos das Eleições 2022, o UniCuritiba promoverá, entre os dias 6 e 8 de abril, um Ciclo de Debates com o tema “Democracia & Eleições”. A abertura está marcada para as 18h50, no Grande Auditório Milton Vianna Filho (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças). A aula inaugural será com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, a partir das 19 horas.

Com mais de 147 milhões de eleitores, o Brasil se prepara para uma nova eleição em outubro, quando serão disputadas vagas para governador, deputado estadual, deputado federal, senador e presidente.

Para discutir os aspectos das Eleições 2022, o UniCuritiba promoverá, entre os dias 6 e 8 de abril, um Ciclo de Debates com o tema “Democracia & Eleições”. A abertura está marcada para as 18h50, no Grande Auditório Milton Vianna Filho (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças). A aula inaugural será com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, a partir das 19 horas.

Anúncios

Promovido pelo UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país– em parceria com o Instituto Mais Cidadania e o Diretório Acadêmico Clotário Portugal, o evento terá ênfase nas regras eleitorais e na importância do voto. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pela internet em https://www.sympla.com.br/ciclo-de-debates-democracia-e-eleicoes__1522752

Temas em debate

Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (Abradep) e membro fundador do Instituto Mais Cidadania, o advogado e professor de Direito Eleitoral do UniCuritiba, Luiz Gustavo de Andrade, é um dos coordenadores científicos do evento. “Teremos, entre os palestrantes, além do ex-ministro do STF, um ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral e o servidor do TSE que trabalhou na criação da urna eletrônica. Debaterão, ainda, advogados eleitoralistas e professores do UniCuritiba”, informa.

Anúncios

A programação começa na quarta-feira, dia 6 de abril, às 18h50, e prossegue na quinta-feira (7/4) e sexta-feira (8/4) a partir das 8h30. Entre os temas estão o novo Código Eleitoral, inclusão da mulher no processo eleitoral, propaganda eleitoral, influenciadores digitais e proteção de dados, administração das campanhas e financiamento eleitoral, democracia e reforma política, votação eletrônica e a integridade das eleições brasileiras.

Consciência eleitoral

O professor de graduação e pós-graduação do UniCuritiba, Luiz Gustavo de Andrade, reforça que as discussões sobre o processo eleitoral brasileiro são fundamentais para garantir a democracia. “Precisamos, inclusive, fomentar nos jovens de 16 a 18 anos a consciência sobre a importância da participação política do cidadão, que deve se dar o mais cedo possível, ajudando no desenvolvimento social.”

Anúncios

A segurança da urna eletrônica e as fake news durante o processo eleitoral são outros pontos que merecem atenção, reforça o advogado. “O uso da urna eletrônica foi a tônica da última eleição municipal e há grande preocupação do TSE com as ‘fake news’ envolvendo a confiabilidade do sistema de votação. Por isso, teremos um painel falando de propaganda eleitoral e das ‘fake news’ e outro debate sobre a urna eletrônica.”

Em trâmite no Congresso, o novo Código Eleitoral deve provocar mudanças nas próximas eleições municipais, em 2024, se for aprovado. “Para as eleições deste ano, a grande novidade são as federações partidárias e uma das discussões do evento será justamente o Código Eleitoral que está em construção e suas implicações”, avisa o professor Roosevelt Arraes, também organizador do Ciclo de Debates.

Anúncios

O diretor de Cultura do Diretório Acadêmico Clotário Portugal, o estudante de Direito Leonardo da Silva Rossanezi, destaca que “em ano de pleito eleitoral, rememorar os conceitos de democracia e sua importância para a escolha consciente e justa de representantes se faz fundamental”.

Lançamento de livros

Além dos debates e reflexões sobre a importância da participação democrática do cidadão no processo de escolha de mandatários, o evento no UniCuritiba terá ainda o lançamento de livros escritos por estudantes. Na lista estão “Ações afirmativas de concretização dos direitos fundamentais da mulher”, de Nicolly Jacob Castanha, e “Construindo o estado democrático de Direito”, organizado pelos professores Luiz Gustavo de Andrade, Roosevelt Arraes e Luciano Elias Reis.

Anúncios

Combate às fake news

No Brasil, a circulação de notícias falsas aumenta em ano eleitoral, com picos de compartilhamento às vésperas das eleições. Lançado em 2020, o aplicativo “Fake ou News – Eleições” alerta sobre o consumo e compartilhamento de informações inverídicas.

O app – que recentemente passou por atualização – está disponível para download gratuito em Android e iOS. O objetivo, explicam os professores Luiz Gustavo e Roosevelt, é alertar sobre as fake news, seus riscos à democracia e testar os conhecimentos do usuário a respeito do processo eleitoral.

Anúncios

Ao baixar o aplicativo, o jogador é desafiado a avaliar uma informação e, então, decidir se compartilha o conteúdo – caso o considere verdadeiro – ou se apaga a mensagem, se a julgar falsa. Ao final de dez perguntas, recebe a pontuação com o seu desempenho. A iniciativa é do Instituto Mais Cidadania em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e conta com o apoio do UniCuritiba e da Associação Comercial do Paraná.

SERVIÇO

·        O quê: Ciclo de Debates – “Democracia & Eleições”

Anúncios

·        Quando: 6/4 (quarta-feira) às 18h50; 7/4 (quinta-feira) e 8/4 (sexta-feira), a partir das 8h30

·        Onde: Grande Auditório Milton Vianna Filho – UniCuritiba (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças)

Anúncios

·        Quanto: Gratuito

·        Programação completa e inscriçõeshttps://www.sympla.com.br/ciclo-de-debates-democracia-e-eleicoes__1522752

Anúncios